Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/08/2017-16h10

Laboratório de Desenvolvimento Humano da Udesc completa 20 anos com congresso de motricidade

Udesc Cefid sedia evento científico - Foto: Jônas Porto
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará o 2º Congresso Catarinense de Motricidade Humana entre 20 e 22 de setembro, em Florianópolis.

Com o tema "O neurodesenvolvimento da infância à terceira idade", o evento tratará de questões sobre motricidade, conjunto de funções nervosas e musculares para os movimentos voluntários e automáticos do corpo.

Palestrantes de seis universidades brasileiras estarão no congresso, que marcará a comemoração do aniversário de 20 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano (Ladehu).

A programação, que ocorrerá no Auditório da Udesc Cefid, iniciará com a palestra da ex-remadora brasileira campeã mundial Fabiana Beltrame sobre a importância do esporte na sociedade.

O evento abordará ainda assuntos como envelhecimento saudável, ciências do comportamento motor, neurociências e educação, neuropsicologia e autismo. Outros temas que estão na programação são atividade física para idosos, doença de Parkinson, neurodesenvolvimento infantil e transtornos de desenvolvimento.

O encerramento do congresso ficará com o professor Alexandro Andrade, da Udesc Cefid, que apresentará a palestra "Fatores psicológicos associados à saúde e desempenho no comportamento motor".

O congresso do Ladehu tem parceria da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana (SBMH), que reúne profissionais da saúde e da educação, de áreas como Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Pedagogia. A sociedade é de caráter científico e promove eventos e capacitações, além de divulgar trabalhos e pesquisas.

Envio de trabalhos e inscrições

Até 10 de setembro, os interessados podem enviar trabalhos científicos para serem expostos durante o congresso, conforme as instruções. O envio deve ser feito para o e-mail ladehu20anos.udesc@gmail.com.

Cada inscrição terá o valor de R$ 100 para aqueles que quiserem fazer um minicurso e de R$ 150 para quem deseja participar de dois, além da doação de um quilo de alimento. Confira a lista de minicursos.

Os interessados em acompanhar o evento têm até 19 de setembro para fazer a inscrição online. Todos os participantes receberão certificados.

Vinte anos de atividades

Criado em 1997, o Ladehu tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano usando uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar. Ao todo, já foram concluídos 40 trabalhos de mestrado e doutorado no laboratório da Udesc Cefid, que tem parceria com instituições do Brasil e de outros países.

O Hospital Universitário de Florianópolis e as universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Presbiteriana Mackenzie estão nessa lista de parceiros.

O laboratório trabalha com grupos especiais, entre os quais crianças que têm dificuldades de aprendizagem, autismo e atraso no desenvolvimento e idosos de instituições de longa permanência, com doença de Parkinson, com problemas de demência, alcoolismo, vício em jogos e perturbações. 

"Os integrantes do Ladehu formam um grupo que não tem só o espírito técnico, mas também colabora um com o outro e tem uma relação de amizade acima de tudo. O laboratório trabalhou nosso espírito colaborativo ao longo do tempo e isso me deixa orgulhoso e satisfeito", afirma o coordenador e idealizador do Ladehu, professor Francisco Rosa Neto.

Mais informações podem ser obtidas com o Ladehu pelo telefone (48) 3664-8629 e pelo e-mail ladehu20anos.udesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h