Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2017-15h20

Licenciatura em Educação Física da Udesc desenvolve ações para debater docência e formação de professores

Professor Roberto Tadeu Iaochite, da Unesp, é convidado da programação realizada por grupos e projetos - Foto: Div. 
O Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação (Geprapef) e o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolverão uma série de ações ao longo dos próximos dias para debater as temáticas de docência e formação de professores.

No sábado, 27, durante a manhã, haverá uma reunião coletiva do Geprapef que contará com a oficina sobre dança relacionada ao hip-hop com o professor Roberto Tadeu Iaochite, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) do campus de Rio Claro, das 9h às 12h, na Sala 6 e na Sala de Artes Marciais da Udesc Cefid.

Na sexta-feira, 2 de junho, os participantes dos projetos visitarão o Colégio Elcana, localizado em Palhoça, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo professor Ezequias Schutz com ginástica acrobática, esportes de aventura, esportes coletivos, Educação de Jovens e Adultos.

A programação seguirá com o Seminário Final de Estágios do Curso de Licenciatura em Educação Física da unidade, que está marcado para sexta-feira, 9, das 18h às 22h, no Auditório da Udesc Cefid, e incluirá palestras, relatos orais das experiências de estágio e apresentação de banners das pesquisas docentes realizadas nos estágios. 

Na sexta-feira, 9, e na segunda, 12, os participantes farão atividades de prática pedagógica para alunos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) do Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

A programação encerrará com a recepção aos alunos de Educação Básica do Colégio Elcana e da Educação de Jovens e Adultos da Escola Prefeito Reinaldo, que participarão de atividades de prática pedagógica nos dias 8 e 22 de junho, das 16h30 às 22h30, na Udesc Cefid.

Ações já realizadas

O professor Iaochite também ministrou nesta semana uma palestra no evento Conversas Pedagógicas, com o tema “Proposições para o estágio supervisionado em Educação Física”.

Além desta ação, foram realizadas na quinta-feira, 26, uma roda de conversa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (Pibid) da Udesc e da Unesp, e uma palestra dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) sobre rede de pesquisa internacional.

“O objetivo destas ações é fortalecer o curso de Licenciatura compreendendo a docência como o foco principal da formação de professores”, explica a professora Gelcemar Oliveira Farias, que coordena o Geprapef e integra o Laplaf. 

Contato com a realidade escolar

Na lista de ações desenvolvidas, há também os projetos de ensino “Estágio Curricular Supervisionado: redimensionando a formação inicial em Educação Física” e “Educação Física Escolar: experiências de prática pedagógica na formação de futuros professores”, que são coordenados pelas professoras Gelcemar Oliveira Farias, Alexandra Folle, Larissa Cerignoni Benites e Viviane Duek, e envolvem acadêmicos e docentes da Udesc Cefid, professores e gestores das escolas campo de estágio e de escolas de Educação Básica. 

A iniciativa busca redimensionar os saberes adquiridos nas disciplinas e promover a formação continuada de professores supervisores de estágio para minimizar os impactos com a realidade escolar e qualificar a intervenção dos alunos em situação de estágio.

Além disso, faz com que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Udesc Cefid reflitam sobre a realidade educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino da Educação Básica antes mesmo de fazerem estágios. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h