Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/07/2017-17h22

Maior operação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc atende quase 50 mil pessoas

Encerramento da Operação Caminhos do Sul ocorreu no sábado, em Braço do Norte - Foto: NER/Udesc
Com o recorde de mais de 47 mil pessoas do Sul Catarinense atendidas em atividades de extensão, a Operação Caminhos do Sul foi encerrada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no último sábado, 22, como a maior da história já promovida pela instituição.

Conhecidos por vestirem o tradicional colete alaranjado, os rondonistas modificaram a rotina de municípios das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão durante dez dias.

Houve ações gratuitas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. 

"Nosso trabalho foi muito bom e tranquilo", destaca o coordenador do NER, professor Alfredo Balduíno Santos. "Chegamos a ter temperaturas de -3ºC devido à massa de ar polar, mas o calor humano das comunidades e a receptividade das prefeituras nos ajudaram a enfrentar isso."

Além do recorde de público atendido, a Operação Caminhos do Sul destacou-se com novas marcas de oficinas realizadas (1.250), de extensionistas participantes (340, sendo 200 da Udesc), de municípios envolvidos (22) e de instituições de ensino parceiras (14).

As atividades ocorreram em: Armazém; Balneário Rincão; Braço do Norte; Cocal do Sul; Garopaba; Gravatal; Imbituba; Jaguaruna; Laguna; Morro da Fumaça; Nova Veneza; Orleans; Paulo Lopes; Pedras Grandes; Pescaria Brava; Sangão; Santa Rosa de Lima; São Ludgero; São Martinho; Treviso; Tubarão; e Urussanga.

O encerramento foi realizado no sábado, em Braço do Norte, e teve as presenças do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, e de autoridades locais. "Foram abertas possibilidade de ações futuras de extensão da Udesc no Sul do Estado", afirma o coordenador do NER.

Conhecimento que retorna para sociedade

O núcleo da Udesc possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a instituição e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

Nesse contexto, o nome da 13ª operação do núcleo simboliza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Números expressivos

Agora, em 13 operações desde 2010, o Núcleo Extensionista Rondon já realizou cerca de 10,3 mil oficinas, com a participação total de 2,6 mil rondonistas e de um público de mais de 320 mil pessoas em 136 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

Em 18 e 19 de agosto, a coordenação do NER os monitores das equipes se reunirão em Florianópolis para fazer um balanço das atividades da Operação Caminhos do Sul. "Desde já, estamos nos preparando para nossa próxima operação, em 2018", antecipa Santos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, das 13h às 19h, e pelo e-mail projrondon09@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h