Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2017-11h16

Mais de 250 trabalhos serão apresentados em congresso de Enfermagem da Udesc Oeste

Um total de 264 trabalhos de alunos e professores será apresentado no 2º Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem (Conssae) e na 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida (Micenf), organizados pelo Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em 21 e 22 de novembro, em Chapecó.

Com o tema central "O processo de enfermagem como ferramenta de cuidado", a organização do congresso e da mostra tem também a participação do Mestrado Profissional em Enfermagem da Udesc Oeste, do grupo de pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde Adoecimento e do Grupo de Estudos sobre Processo de Enfermagem.

Segundo a professora Olvani Martins da Silva, da comissão organizadora, cerca de 20 trabalhos deverão ser apresentados na forma oral e o restante por meio de banners. De acordo com a docente, 600 pessoas deverão participar do congresso e da mostra no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Objetivos

O congresso visa socializar o êxito das experiências na aplicabilidade da sistematização de assistência de enfermagem como um instrumento tecnológico que qualifica e organiza o cuidado e documenta a prática profissional do enfermeiro; fomentar a autonomia da profissão; e fortalecer os processos de comunicação entre os diferentes profissionais da equipe de saúde.

O evento também busca mobilizar os profissionais para o fortalecimento das práticas relacionadas à segurança do paciente;, fortalecer a integração ensino-serviço relacionada à consolidação da sistematização da assistência do enfermeiro como ferramenta imprescindível no trabalho em saúde e enfermagem; e proporcionar a atualização frente aos processos legais da profissão.

Troca de experiências

De acordo com a programação, serão relatadas as experiências obtidas com o processo de enfermagem informatizado do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis; a implantação do processo de enfermagem no Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó; a consulta de enfermagem no serviço municipal de saúde de Luzerna; e o cuidado de pacientes com feridas.

Já as palestras abordarão o processo de enfermagem no cuidado em saúde mental, na atenção primária em saúde, no cuidado com a mulher e com a criança.

Segundo a presidente da comissão organizadora, professora Edlamar Kátia Adamy, o congresso e a mostra terão uma presença internacional, o professor Fábio Alberto Camargo Figueiredo, diretor da Escola de Enfermagem da Universidade Industrial de Santander, da Colômbia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h