Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/09/2017-10h00

Mestrado em Administração da Udesc tem estudos sobre transparência e sazonalidade

Duas defesas de dissertação de Mestrado em Administração foram realizadas na tarde desta quarta-feira, 20, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Pelo Mestrado Acadêmico, a acadêmica Amanda Finck Drehmer defendeu a dissertação “Informações à sociedade por meio da transparência passiva: um estudo com os poderes executivo, judiciário e legislativo dos estados brasileiros”, diante da banca composta pelos professores doutores Fabiano Maury Raupp, Arlindo Carvalho Rocha e Rogério João Lunkes.

A dissertação de Amanda visou investigar o atendimento dos poderes executivo, judiciário e legislativo dos estados brasileiros aos requisitos de disponibilização de informações à sociedade por meio da transparência passiva.

O estudo identificou aspectos restritivos à transparência passiva nos três poderes e concluiu que sua efetividade está condicionada a uma mudança da cultura do sigilo predominante na sociedade brasileira.

Sazonalidade em academias

Pelo Mestrado Profissional, o acadêmico Mário Henrique Agustinho Moreira defendeu a dissertação "Sazonalidade de clientes em academias de ginástica: um estudo multicasos em estabelecimentos de Florianópolis e Brusque, Santa Catarina", diante da banca formada pelos professores doutores Julio da Silva Dias, Mário César Barreto Moraes e Pedro Antônio de Melo.

O estudo de Mário Henrique buscou verificar as similaridades e diferenças da sazonalidade de clientes em cinco academias de ginástica de Florianópolis e Brusque, com a finalidade de sugerir ações para redução do impacto desse fenômeno no resultado das organizações.

O trabalho resultou na sugestão de indicadores relacionados à sazonalidade, para otimizar o tratamento das informações pelos gestores, e em uma matriz com os principais fatores que causam o fenômeno em academias, com sugestões de ações para atenuar sua influência.

Banco de Dissertações

Após as defesas, todos os trabalhos são publicados – de forma completa ou parcial, conforme autorização do autor – em até 60 dias no Banco de Dissertações e na página da pós-graduação stricto sensu da Udesc Esag.

Implantado em 2003, o Mestrado Profissional em Administração é direcionado ao desenvolvimento de pesquisas para a prática profissional em empresas, órgãos públicos ou organizações sociais. Possui duas linhas de pesquisa: Gestão, Inovação e Empreendedorismo; e Gestão Pública e Coprodução.

Implantado em 2010, o Mestrado Acadêmico em Administração é voltado ao desenvolvimento e à difusão de conhecimentos científicos e à preparação de professores e pesquisadores. ITambém tem duas linhas de pesquisa: Administração Pública e Sociedade; e Organizações, Tecnologias e Gestão e Sustentabilidade.

A Udesc Esag também oferece o Doutorado em Administração.

Leia mais:

20/09/2017 - Programas de Pós-Graduação em Administração da Udesc Esag são bem avaliados pela Capes

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h