Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2016-19h20

Museu da Udesc sedia fórum de ciclo internacional de compositoras nesta semana


Será realizado em Florianópolis a partir desta terça-feira, 18, até sábado, 22, a iniciativa musical chamada Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras. Parte da programação ocorre no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e terá participação de professoras, alunas e egressas do Centro de Artes (Ceart).

O evento reunirá mais de 30 mulheres nos dias 18 e 19, das 20h às 23h, para apresentação musical onde a presença feminina se destaca, desde as composições, passando pelo instrumental e vocal. Do pop à música erudita, participantes mostrarão a diversidade da música produzida por mulheres no Estado e debaterão a representatividade na cena, com uma mostra não competitiva, gratuita e aberta ao público. Os ingressos para a mostra musical já estão disponíveis para retirada gratuita na bilheteria do Teatro Pedro Ivo, onde acontecem as apresentações.

A mostra em Florianópolis será bastante inclusiva por permitir a participação de cantoras que não compõe suas próprias músicas – desde que cantem obras de compositoras do estado.  As egressas da Udesc Ceart,  Bruna Nogueira, Cláudia Passos, Denise de Castro, Ive Luna, Júlia Muniz e Renata Swoboda, graduadas em Música; Camila Durães Zerbinatti e Natália Livramento, mestres em Música; além de Tatyana Jacques do programa de pós-graduação também da Udesc Ceart, integram a programação da mostra.

“Ficamos muito satisfeitas com o resultado das inscrições, são mulheres de várias partes do estado. A mostra vai permitir o mapeamento das compositoras para dar visibilidade às mulheres que criam. Será o momento de nos conhecermos e reconhecermos enquanto compositoras. Existem mulheres compositoras em Santa Catarina e é isso que o festival vem mostrar”, explica Tatiana Cobbett, organizadora do evento, cantora e compositora que também se apresenta na mostra.

Fóruns

Os fóruns temáticos ocorrem nos dias 20 e 21, das 17h às 22h, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, localizado no centro da capital. Bernardete Castelan Póvoas, professora do Departamento de Música; Barbara Biscaro, professora do Departamento de Artes Cênicas; e Letícia Coelho, aluna da Udesc Ceart, foram convidadas para integrar os debates compostos por três mesas de reflexões e conversas, que retratam a força da mulher no mundo da música.

Mostra Audiovisual

A atividade no Cine Clube da Fundação Cultural Badesc ocorre no dia 22, das 13h às 18h, com exibição de curtas, reportagens em vídeo e videoclipes. Após a mostra, ocorre o debate com participação dos diretores Marco Martins, Antônio Rossa, Stanley Costa, Fernanda Peres e Taise de Queiros Bertoldi. O evento terá ainda apresentação de Johanna Hirschler e banda às 15h e do conjunto, Cores de Aidê, às 18h.

Todas as atividades têm entrada franca e são abertas ao público. Para que a iniciativa ocorra deste modo, uma ação para arrecadação colaborativa está sendo realizada. Saiba mais informações sobre a programação no evento do Facebook.

Serviço:

O QUÊ: Ciclo Internacional de Compositoras
QUANDO: 18 a 22 de outubro
ONDE: Teatro Pedro Ivo, Mesc e Fundação Cultural Badesc
QUANTO: gratuito

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h