Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2018-18h41

Noite de homenagens marca comemoração dos dez anos de atividades da Udesc Laguna

Cerimônia foi nesta quinta - Foto: Prefeitura de Laguna
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, comemorou dez anos de atividades em cerimônia na noite desta quinta-feira, 15, no Auditório do Bloco 2.

No evento, houve homenagens aos responsáveis pela criação da unidade e apresentações do Coral Santo Antônio dos Anjos e do grupo Dança é Vida, projeto de extensão que oferece aulas gratuitas para a comunidade, sob coordenação do professor Eric Zettermann Azevedo. 

"Aqui em Laguna, temos uma condição bastante favorável para desenvolver nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Então, é um momento singular, um momento importante para que possamos comemorar a viabilização deste centro no Sul do Estado, configurando nossa instituição como multicampi", salientou o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que prestigiou a solenidade ao lado do vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Segundo Tomasi, é fundamental que a universidade tenha diversas unidades em SC, "para termos uma capilaridade e proporcionarmos desenvolvimento para o Estado". Atualmente, existem 12 centros de ensino e 36 polos de ensino a distância por todas as regiões catarinenses. Confira a plataforma Udesc no Mapa.

Iniciada em 25 de fevereiro de 2008, a Udesc Laguna tem hoje 674 acadêmicos, 52 professores e 21 técnicos, além de 31 terceirizados, e quatro cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, já com 394 formados; Engenharia de Pesca, já com 46 formados; e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha). 



Transformação no município

O diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André Veiga, destacou a importância local da universidade nos últimos dez anos: "Hoje, a cidade vê a Udesc como principal fonte de arrecadação em função da presença de alunos, professores e técnicos. A Udesc se tornou um marco na história de Laguna e transformou muito a cidade".

Além de gerar mais de cem empregos diretos, a universidade traz benefícios como a criação de empregos indiretos e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo na melhoria da urbanização, na conscientização do patrimônio histórico e na preservação ambiental.

"Os projetos de extensão são a maneira mais direta de interação com a comunidade, como cursos de línguas, pré-vestibular, aulas de dança, além de outros projetos", diz Veiga. "A gente espera ampliar os cursos no futuro. Estamos propondo a implantação do primeiro curso de pós-graduação, em Ciências Marinhas e Pesqueiras, a abertura de novos cursos, dentro da possiblidade financeira da Udesc, e equipar melhor os atuais cursos."

Para o prefeito de Laguna, Mauro Candemil, "o benefício que a Udesc vem fazendo nesses dez anos foi muito grande. Movimentou muito nossa situação socioeconômica e, com outras atividades, está condizente com o que Laguna precisa. Se não tivéssemos a Udesc aqui nesses dez anos, estaríamos em uma situação muito pior".

Homenageados

A solenidade desta quinta-feira prestou homenagens a:

  • Anselmo Fábio de Moraes, reitor da Udesc na Gestão 2004-2008;
  • João Rotta Filho, diretor-geral da Udesc Laguna na Gestão 2007-2011 e na Gestão 2011-2015;
  • Andrey Pestana de Farias, Claudio Henrique Willemann, Liz Kelli de Amorim Sombrio e Rosada Aparecida Nascimento, que foram os diretor e técnicos universitários pioneiros da Udesc Laguna;
  • Alberto Lohmann e Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior, professores pioneiros do Departamento de Arquitetura e Urbanismo;
  • Carlos André da Veiga, Giovanni Lemos de Mello, Patrícia Sfair Sunye e Patrícia Becker, professores pioneiros do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas;
  • Eduardo Pinho Moreira, governador de Santa Catarina;
  • Mauro Candemil, prefeito de Laguna.

História do centro

A Udesc Laguna foi criada em 28 de dezembro de 2006, após a Resolução nº 272 do Conselho Universitário (Consuni), na gestão do reitor Anselmo Moraes, e o Decreto Estadual nº 5.018, assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira.

A aula inaugural, com a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, ocorreu em 25 de fevereiro de 2008, ministrada pela então pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makiowecky. O curso de Engenharia de Pesca foi criado em 2010, sendo o primeiro do tipo no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil, enquanto o Bacharelado de Ciências Biológicas surgiu em 2016.

O centro começou a funcionar em salas do Sambódromo de Laguna, abaixo das arquibancadas, e na estrutura do antigo Colégio Lagunense. Em 2014, foi inaugurado o Bloco 2 da unidade, no Bairro Progresso, e, em 2017, a prefeitura cedeu o restaurante-escola, na Praia do Gi.

A unidade também conta com o Laboratório de Estabilização da Fauna Marinha, na Praia do Gi, em um projeto com outras universidades do Estado e com a Petrobras. O prédio foi projetado pelo professor Jader Afonso Savi Mondo, que atua no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e é um dos primeiros docentes do centro.

Saiba mais sobre a história do centro de ensino de Laguna na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses" (páginas 41 e 42).

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h