Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/08/2017-19h58

Novo edital do Paex terá recursos por dois anos para aperfeiçoar extensão da Udesc

Paex financia ações importantes para sociedade, como Amigo do Carroceiro, em Lages - Foto Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficará com inscrições abertas até 3 de outubro para o Programa de Apoio à Extensão (Paex), que agora terá edital bianual. A próxima vigência será entre 1º de março de 2018 e 31 de dezembro de 2019.

As ações isoladas, com valores de até R$ 4 mil, e os programas, de até R$ 16 mil, devem ser inscritos no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj), do Ministério da Educação (MEC), por professores efetivos da Udesc. Confira o novo edital.

Com a aprovação de quase 85% dos coordenadores da área na Udesc, o formato bianual reduzirá a burocracia na tramitação e na avaliação das ações extensionistas pela universidade, além de aperfeiçoar o planejamento e a execução delas.

"Ao invés de os coordenadores e gestores ficarem reféns do apertado calendário de tramitação atual do Paex, no formato ano a ano, agora terão o tempo necessário para aperfeiçoar e maturar as atividades de cunho técnico-pedagógico e administrativo da extensão", diz o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, o novo edital "trata-se de uma revolução no gerenciamento da atividade extensionista na instituição, cujo formato está articulado às diretrizes da política nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, o Forproex".

Outro avanço no formato bianual está no uso das rubricas, o que implicará em melhor acomodação ao calendário de licitações da Udesc. Os recursos serão creditados anualmente em março, permitindo o planejamento ao longo dos dois anos, e os valores creditados em 2018 poderão ser utilizados em 2019.  

A sociedade catarinense pode consultar as ações realizadas pela universidade no Catálogo de Extensão e na Carta de Serviços ao Cidadão.

Prazos do programa

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) definiu as seguintes datas no novo edital do Paex:

  • Avaliação e tramitação das propostas nos centros: até 1º de outubro;
  • Submissão das propostas no SigProj pelos proponentes: até 3 de outubro;
  • Avaliação ad hoc das propostas: até 13 de novembro;
  • Divulgação da classificação provisória: 14 de novembro;
  • Interposição de recursos: de 16 a 23 de novembro;
  • Resultado dos recursos e divulgação da classificação final: 30 de novembro.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc, vinculada à Proex, pelo telefone (48) 3664-8029 e pelo e-mail extensao.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h