Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2017-16h58

Novo site do Projeto Qualifica oferece cursos e boas práticas para gestão pública

 
Reitor da Udesc, Marcus Tomasi, ressaltou importância do projeto em evento para vereadores. Foto: TRE-SC
Foi lançado nesta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o portal do projeto Qualifica - Mandato de Excelência, concebido pelo Tribunal Reginal Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio de outros parceiros. O lançamento ocorreu durante o Encontro Estadual de Vereadores 2017, e contou com palestas do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e apresentação do projeto pelo pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi.

Na ocasião, também foi lançado livro, com o mesmo nome, de autoria do presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu. O Qualifica - Mandato de Excelência visa aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais

O reitor da Udesc ressaltou a importância do papel da universidade não só na formação de profissionais, mas também em outras ações, como na participação do Projeto Qualifica, ajudando a melhorar a vida de todos os cidadãos. "A parceria entre a Udesc e o TRE-SC, além de outros órgãos, que resultou no Qualifica, é importantíssima. Vai ao encontro à meta da atual gestão da universidade, que é desencapsular a instituição, ou seja, estamos devolvendo para a sociedade os investimentos públicos em forma de projetos relevantes para a população", destacou.

Projeto inédito em âmbito nacional

Tomasi apontou ainda que Santa Catarina "sai na frente com esse projeto inédito, que já foi reconhecido positivamente pela Justiça Eleitoral em nível nacional". Em seguida, o professor Leonardo Secchi lançou oficialmente o portal a todos os 420 vereadores e assesores presentes no evento. Ressaltou que o site é uma área de cursos a distância e repositório de boas práticas em gestão pública.

O professor citou também o Programa de Residência em Gestão Municipal (PGRM), enaltecendo a iniciativa e frisando que profissionais de todos os estados brasileiros se inscreveram para participar do edital.

Por fim, o desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu falou sobre a importância da revisão do Pacto Federativo e sobre a responsabilidade e poder que os vereadores têm, no sentido de mudar a história das comunidades locais e também da própria nação.

Melhorar o mandato de candidatos eleitos

O Qualifica, segundo Cesar Abreu, surgiu para mudar a história do próprio TRE-SC, tornando-o um Tribunal que busca colaborar no desenvolvimento da comunidade, não só organizando as eleições, mas também articulando ações que visam fornecer ferramentas para melhorar o mandato de todos os candidatos eleitos. O presidente da Justiça Eleitoral catarinense ainda ressaltou que o livro, de mesmo nome do projeto, foi concebido como um aporte teórico para a iniciativa.

O projeto é desenvolvido ainda pela Fundação Escola de Governo ENA, a Escola do Legislativo, a Ordem de Advogados do Brasil, o Governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado, a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a União dos Vereadores de Santa Catarina e a Federação Catarinense de Municípios.

* Com informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
          ©2016-UDESC