Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2017-16h50

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc recebe homenagem do Ministério da Defesa

Alunos estiveram na Operação Brasílias, realizada em comunidades da periferia da capital federal - Foto: Div.
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi homenageado pelo Ministério da Defesa e pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) em 27 de outubro, na capital federal, pelo trabalho realizado em 14 operações.

As ações do núcleo da Udesc foram apresentadas no Espaço Rondon do Amanhã, parte do 3º Congresso Nacional do Projeto Rondon, no qual foram relatados operações e planos futuros dos extensionistas.

O congresso, que ocorreu na semana passada, na UnB, celebrou os 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon, em 1967. Já o núcleo da Udesc existe desde 2010. O evento buscou melhorar a coordenação das operações e compartilhar conhecimentos de membros do projeto de todo o Brasil. 

Para o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, "o NER vive um ano especial". "Realizamos, com outras 14 instituições de ensino, a maior operação da história do núcleo em Santa Catarina, a Operação Caminhos do Sul, na qual mais de 47 mil pessoas participaram de ações em 22 municípios", destaca.

Operação Brasílias

Entre 21 e 24 de outubro, o NER Udesc participou da Operação Brasílias, nome que faz referência aos vários aspectos da capital do País. A ação foi realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF).

Foram desenvolvidas atividades com mais de três mil pessoas em comunidades da periferia. Houve 71 oficinas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Os participantes do projeto trabalharam temas como mobilidade urbana, reaproveitamento de alimentos, drogas, bullying, tipos de violência, sexualidade, reciclagem, saúde da mulher, formação de lideranças comunitárias, feira de profissões, autoestima e atividades lúdicas.

Para o novo coordenador do NER, Jaison Ademir Sevegnani, "a experiência em Brasília permitiu aos rondonistas a troca de saberes com a comunidade local, a partir de vivências da extensão de imersão multidisciplinar, prática extensionista em que a Udesc é referência nacional através das operações do Rondon".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010     
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h