Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2016-15h59

Palestra com Ingrid Koudela sobre teatro em conjunto com prática pedagógica será realizada na Udesc

Para estudantes e profissionais da área de teatro-educação, e demais interessados, será promovida na próxima terça-feira, 8, às 15h no espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas (DAC), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a palestra “Trajetórias: do Teatro na Educação à Pedagogia no Teatro”, com a professora doutora Ingrid Koudela.

Escritora, tradutora e professora universitária - pesquisadora junto ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP -, Ingrid é autora de vários livros sobre pedagogia no teatro, como o renomado Jogos Teatrais. Além disso, é uma das principais especialistas em teatro-educação, orientando diversos estudos na área

Coordena o grupo de trabalho Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace) e foi também consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dos cursos brasileiros de teatro em 2001-2002.

A palestra busca transmitir a análise dos conceitos, práticas e tendências preponderantes do teatro na educação, reunidos em uma reflexão sobre os seus fundamentos. Apresenta uma discussão acerca dos conteúdos e metodologias norteadoras da teoria e prática educacional dessa área de conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano (relativo ao dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht). Aborda as perspectivas da pedagogia do teatro, vislumbrando o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.

Iniciativa

A palestra é uma ação do Programa de Pós Graduação em Teatro da Udesc em conjunto com o programa de extensão "Pedagogia do Teatro e processos de Criação",coordenado pelo professor Vicente Concilio. O programa busca aprofundar a relação entre a Licenciatura em Teatro da universidade a práticas permanentes de formação de professores na linguagem teatral, assim como ampliar a formação docente dos artistas do teatro com interesse nas relações de ensino-aprendizagem.

Serviço:

O QUÊ: palestra “Trajetórias: do Teatro na Educação à Pedagogia no Teatro”, com a professora Dra. Ingrid Koudela.
QUANDO: 8 de novembro, terça-feira, às 15h.
ONDE: Espaço 1, Depto de Artes Cênicas na Udesc/Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h