Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/06/2016-15h47

Parceria com Universidade de Bologna traz pesquisadores italianos à Udesc na Capital

Três seminários e uma série re reuniões foram realizadas na semana passada. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom e Francisco Pena

Pesquisadores da Universidade de Bologna (Unibo), na Itália, participaram na semana passada de uma série de atividades no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), como parte de um convênio de cooperação científica entre as instituições.

A visita internacional faz parte do Projeto Participact Brasil, promovido em parceria com a Unibo pela Udesc Esag, por meio do Laboratório de Tecnologias de Gestão do Mestrado Profissional em Administração (Labges).

O projeto visa estruturar uma plataforma tecnológica para estudo de problemas urbanos, constituída por um "big data" (um banco de dados com grande volume de informações, armazenadas sistematicamente) e um sistema de crowdsensing (no qual as pessoas enviam dados de maneira voluntária, por meio de sensores em seus smartphones).

Três seminários e uma série de reuniões na Udesc Esag tiveram participação do professor Matteo Mura, do Departamento de Administração da Unibo, na semana passada.

Na terça-feira, 31, o pesquisador ministrou um encontro sobre análise de dados com o uso de bigdata e sua relação com o sistema de medição de performance (performance measurement system, PMS). 

Na quarta, 1, Mura fez uma apresentação sobre cidades inteligentes para alunos do mestrado profissional em Administração.

E, na quinta, 2, o encontro abordou uma pesquisa conduzida com empresas na Itália para investigar mecanismos de tomada de decisão a respeito de estratégias de melhoria de desempenho e exploração de inovação.

Outros três pesquisadores italianos já vieram ao Brasil em virtude da parceria.

Projeto Participact Brasil

O professor Luca Foschini, atualmente em sua segunda visita, está desenvolvendo estudos e aplicativos para o projeto Participact Brasil, junto com a equipe do Labges. A participação ocorre pelo programa Professor Visitante do Exterior (PVE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também foram recebidos na Udesc Esag os professores Rebecca Montanari e Antonio Corradi, idealizador do Projeto Participact no Departamento de Informática, Ciência e Engenharia (Disi) da Unibo.

No ano passado, Corradi apresentou a iniciativa que desenvolve na Itália no evento de lançamento da pesquisa desenvolvida pelo Labges: o Workshop ParticipACT Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente, realizado em setembro.

Segundo o coordenador do projeto Participact Brasil, o professor Carlos Roberto de Rolt, além do programa de visitas e intercâmbio de docentes e alunos, a cooperação com a Unibo também tem rendido resultados em termos de publicações.

Leia mais:

2/9/2015 - Evento sobre cidades inteligentes promovido pela Udesc reúne pesquisadores de diferentes instituições

20/08/2015 - Grupo de pesquisa da Udesc promoverá encontro sobre cidades inteligentes em setembro, na Capital

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h