Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2016-12h02

Pesquisa da Udesc Oeste analisa afastamento do profissional de enfermagem em hospital da região

Um estudo do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), investigou o afastamento de profissionais de enfermagem de um hospital da região e concluiu que esse fator sobrecarrega o trabalho dos demais colegas no atendimento aos pacientes e prejudica sua própria saúde. 

A pesquisa foi elaborada por Nádia Rubia Heylmann, especialista em saúde do trabalhador do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Censupeg), de Joinville; e Jerusa Fumagalli Schaf Nunes e Naraiane Fermino, acadêmicas do curso de Enfermagem da Udesc Oeste, com a coordenação da professora Rosana Amora Ascari.

Publicado em abril pela Revista Uningá, o estudo foi feito com 172 trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e apontou índices elevados de afastamento.

Os principais motivos estão relacionados a doenças do tecido conjuntivo e dos olhos, seguidos por enfermidades do sistema osteomuscular e do aparelho respiratório. Houve mais registros entre técnicas de enfermagem que são casadas, têm de 26 a 35 anos e trabalham à noite.

O hospital da pesquisa da Udesc Oeste desempenha papel de destaque na comunidade microrregional de saúde e é referência em oncologia e neurocirurgia para cerca de 600 mil habitantes de 55 municípios do Oeste. O espaço tem 12 mil metros de área construída e 200 leitos.

Indicador e estratégias

Segundo o estudo, o percentual de absenteísmo – expressão que indica a falta do funcionário ao trabalho – é um indicador importante para a avaliação da saúde e das condições de trabalho, da satisfação em realizar o serviço e da política de recursos humanos adotada por uma instituição.

A pesquisa aponta também a existência de dificuldades, que, "se for bem analisada, pode indicar ações para a resolutividade e a prevenção, melhorando as condições do trabalho dos funcionários".

O trabalho sugere a necessidade de mais estudos para detectar as causas dos afastamentos na instituição, com a implementação de estratégias pontuais, conforme as características laborais de cada unidade, e a criação de um banco de dados para aperfeiçoar o registro das faltas e facilitar o acompanhamento do absenteísmo e possibilitar intervenções precoces.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h