Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2017-11h27

Pesquisa da Udesc Oeste faz avaliação corporal de cavalos por imagens fotográficas

Além de ter baixo custo, softwares reduzem tempo de medição e risco de acidente - Foto: Ascom Cidasc 
O Grupo de Melhoramento Genético (GMG), do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), avaliou as medidas lineares e angulares de 24 equinos, o que resultou na formação de um banco de dados com cerca de 11 mil medidas biométricas e poderá auxiliar na elaboração de um banco de dados morfológico para melhoramento genético.

O estudo foi elaborado pelo mestrando em Zootecnia Moisés Rodrigues dos Santos e pelos graduandos Bruna Anghinoni, Guilherme Freiberger, Fernanda Bottin, Maisa Chiocca e Lucas Rossetto, com orientação do professor Diego de Córdova Cucco e da professora Aline Zampar, da Udesc Oeste. O trabalho fará parte da dissertação de mestrado de Santos.

Segundo a pesquisa, as características corporais de um equino são essenciais para que o animal desempenhe sua função atlética ou de trabalho. O conhecimento sobre as relações entre as medidas corporais, como altura, largura, comprimento, ângulo e perímetro, torna-se essencial para a compreensão do equilíbrio corporal.

"Desta forma, entender como as dimensões físicas podem favorecer o movimento de um cavalo é imprescindível para determinar sua finalidade", afirmam os autores do estudo.

Biometria, zoometria ou morfometria são as denominações para a técnica que determina as dimensões físicas de um animal. Vários métodos são usados para a mensuração corporal, como hipômetros e trenas, o que depende de técnicos treinados. Esses métodos tradicionais, porém, aumentam os riscos de acidentes com animais, já que os avaliadores ficam expostos durante a tomada das medidas.

A pesquisa da Udesc Oeste aponta outras técnicas para determinar as medidas lineares, como a fotometria ou imagens digitais. Segundo os autores, o uso de softwares em substituição aos métodos biométricos tradicionais diminui os riscos de acidentes e o tempo destinado para a realização das tarefas, além de permitir a coleta de dados em larga escala e com baixo custo.

Resultado

O estudo permitiu avaliar quais as medidas lineares e angulares dos equinos podem ser feitas por meio da utilização de fotografias de um software específico. Para cada animal, foram coletadas 19 medidas e capturadas fotografias individuais com o objetivo de realizar as mensurações em pontos anatômicos.

Para efetuar a tarefa, os animais foram conduzidos individualmente para a área de estudo, e as mensurações ocorreram sobre um piso plano, no qual o animal foi mantido em estação forçada.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h