Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2017-20h53

Pesquisadora realiza palestra e lança livro na Udesc sobre produção musical dos judeus na época do Holocausto

Livro traz 36 músicas, traduzidas para o português, realizadas durante o Holocausto. Capa:Divulgação
Como a arte sobrevive em tempos de crise absoluta? Como ela pode ser um instrumento de combate à intolerância e colaborar para manter a dignidade humana? Estes são alguns dos questionamentos levantados pela historiadora e pedagoga Silvia Lerner que pesquisou, durante oitos anos, a produção musical dos judeus na época do Holocausto. O tema será apresentado pela pesquisadora na próxima segunda-feira, 20, às 20h, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a palestra “Resistência dos Judeus durante o Holocausto”.

As pesquisas da historiadora deram origem ao livro “A música como memória de um drama: o Holocausto”, que será lançado após a palestra na Udesc Ceart. A pesquisadora levantou composições criadas nos guetos, campos de concentração, florestas e em movimentos de resistência; e entrevistou sobreviventes do Holocausto no Rio de Janeiro e em Israel. O resultado são 36 músicas, traduzidas por Silvia para o português. "É impressionante como podemos encontrar a mais pura beleza, comovente, onde impera a absoluta brutalidade", comenta a pesquisadora.

Silvia Lerner, ganhadora do prêmio Samuel Agnon (Pen Club/Unesco), vem a Florianópolis com apoio da Udesc Ceart, por meio do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade (MusiCS), e da Associação Israelita Catarinense (AIC), para debater estas questões e apresentar algumas das músicas pesquisadas, juntamente com o lançamento de seu livro.

O evento ocorre no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no bloco amarelo da Udesc Ceart. A entrada é gratuita e aberta ao público, com emissão de certificado aos presentes.

Serviço:

O QUE: Palestra “Resistência dos Judeus durante o Holocausto” + Lançamento do livro “A música como memória de um drama: o Holocausto”, com Silvia Lerner (Rio de Janeiro).
QUANDO: 20 de novembro, às 20h.
ONDE: Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi - bloco amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada Gratuita.
+ INFORMAÇÕES: (48) 32327377 e secretaria@aic-sc.com.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h