Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/12/2016-11h29

Prefeituras aderem a programa de residência em gestão municipal da Udesc e Fundação ENA

Encontro nesta quinta formalizou adesão de dez municípios ao programa. Foto: Divulgação
Prefeitos eleitos de dez municípios catarinenses aderiram formalmente ao Programa Residência em Gestão Municipal, que visa qualificar a administração pública, alocando especialistas em gestão para auxiliar no planejamento e na execução de projetos estratégicos.

Elaborado pela Fundação Escola de Governo (ENA) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o programa integra a segunda etapa do Projeto Qualifica Mandato de Excelência, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e diversos parceiros.

Representantes de Blumenau, Caçador, Camboriú, Criciúma, Mirim Doce, Palhoça, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Cristóvão do Sul e São José formalizaram a adesão em um encontro realizado nesta quinta-feira, 15, na Fundação ENA, em Florianópolis.

Nova adesões até 20 de janeiro

"Atingimos nossa meta inicial com essas dez prefeituras, mas o prazo para novas adesões segue aberto até 20 de janeiro", ressalta o professor Leonardo Secchi, que coordena a iniciativa na Udesc Esag. O prazo final para gestores municipais firmarem contrato com a Fundação ENA é 27 de janeiro.

Também participaram do encontro desta quinta a presidente da Fundação ENA, Junia Soares, e a professora da Udesc Esag Sulivan Desirée Fischer.

Voltado a todas as prefeituras catarinenses interessadas, o Programa Residência em Gestão Municipal prevê a seleção de equipes técnicas, com pelo menos quatro especialistas em gestão pública cada, para atuar nas prefeituras.

Aperfeiçoamento e mentoria

Os residentes selecionados participarão de um curso de aperfeiçoamento em Gestão Pública na Fundação ENA e receberão mentoria de professores de Administração Pública da Udesc Esag.

Poderão se inscrever para o processo seletivo de residentes candidatos de todo o Brasil – o período de inscrição é de 1º a 15 de fevereiro. O início das atividades nas prefeituras está previsto para 15 de março.

Mais informações no folder do programa, no site www.enabrasil.sc.gov.br e pelo e-mail prgm@enabrasil.sc.gov.br.

Políticas públicas

Idealizado por estudantes do quinto termo noturno de Administração Pública da Udesc Esag, como atividade da disciplina Políticas Públicas, ministrada pelo professor Secchi, o programa foi lançado em novembro, em um evento no auditório.

No mesmo mês, a iniciativa ganhou apoio do TRE-SC e passou a integrar as ações do Projeto Qualifica Mandato de Excelência.

O programa também tem apoio da Associação dos Profissionais do Campo de Públicas (Pro Publica Brasil), da Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (Feneap), da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP).

Programa Residência em Gestão Municipal - cronograma:
  • Prazo para últimas adesões de prefeituras catarinenses: 20 de janeiro
  • Prazo para prefeituras firmarem contrato com Fundação ENA: 27 de janeiro
  • Período de inscrição dos candidatos a residentes: 1º a 15 de fevereiro
  • Entrada dos Residentes nas prefeituras: 15 de março

Leia mais:

23/11/2016 - Ações apoiadas pela Udesc para qualificar a gestão pública são lançadas na Alesc

17/11/2016 - Prefeitos aderem a programa de residência em gestão municipal promovido pela Udesc e Fundação ENA

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Fone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro nesta quinta formalizou adesão de dez municípios ao programa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h