Professor Jordan Juliani publicou vídeo em que explica
como utilizar o recurso - Imagem: Reprodução
Docentes e tutores de ensino a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contam com um novo plugin para a plataforma de aprendizagem virtual Moodle, o recomendador de artigos científicos, desenvolvido pelo professor Jordan Juliani, que é vinculado ao Departamento de Educação Científica e Tecnológica, do Centro de Educação a Distância (Cead).
Conforme explica o professor, o plugin é um "sistema de recomendação de artigos científicos que oferece leitura complementar com base no material didático disponibilizado aos estudantes pelo professor ou tutor".
"É um novo recurso disponível para quem usa o Moodle como ambiente de ensino-aprendizagem nas disciplinas, que pode ser empregado por qualquer professor, de qualquer área do conhecimento, com potencial de beneficiar os estudantes", explica o docente.
O professor gravou um vídeo de apresentação do Plugin Moodle Recomendador de Artigos Científicos. Assista ao vídeo.
Como habilitar
O plugin pode ser aplicado em quatro recursos do Moodle: livro, livro no formato H5P, lição e página. "Basta o professor ou tutor adicionar a opção 'recomendador de artigos', para a opção ficar disponível aos estudantes."
Uma vez adicionado, os estudantes podem clicar em "receber recomendação" a qualquer momento, para receber uma lista com as recomendações de leitura complementar.
Mais de dois milhões de artigos
Segundo Juliani, os resultados são pesquisados na base de dados Ecoar, um sistema também desenvolvido por ele, que compila mais de dois milhões de artigos científicos coletados em periódicos de acesso aberto.
"Permanentemente atualizada, a base Ecoar dá cobertura às 49 áreas de conhecimento e indexa artigos dentro dos extratos A e B do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", destaca o docente.
Maior similaridade de conteúdo
Na busca, o plugin compara o conteúdo do usuário com o da base de dados e recupera os dez artigos científicos com maior índice de similaridade com o material pedagógico.
O estudante pode então clicar nos links para acessar os artigos nos periódicos em que foram publicados.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.