Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2017-18h01

Professor da Udesc é um dos contemplados pelo Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

Professor Jara recebe prêmio do presidente da Finep, Marcos Cintra. Foto: Jessica Trombini/Fapesc
O professor Eduardo Janicsek Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi o segundo colocado no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense 2017, na categoria "Protagonista da Inovação".

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6, durante o Encontro Finep para Inovação, realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

O professor Jara foi indicado pela metodologia do programa de extensão Esag Kids, que desde 2015 promove oficinas de inovação e empreendedorismo para crianças e adolescentes, utilizando uma abordagem lúdica elaborada na universidade, sob sua coordenação. O docente recebeu R$ 30 mil pela premiação. 

O primeiro lugar da categoria foi para o empresário Roberto Zagonel; pela criação da primeira torneira eletrônica brasileira com tecnologia touch; e a terceira colocação para Alvaro Michelotti, que inventou uma polia para motores automotivos que reduz o nível de vibrações. 

Instituto Stela

Nas demais categorias, o Instituto Stela foi o vencedor em "Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI)", pelo desenvolvimento da Plataforma Intelligentia. Fazem parte do instituto os professores da Udesc Esag Francisco Salm Júnior e Denílson Sell. A organização recebeu R$ 60 mil pelo prêmio.

Veja o resultado completo do prêmio no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Entre as autoridades presentes, estiveram o governador do Estado, Raimundo Colombo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra.

Pela Udesc, participaram do encontro o reitor, Marcus Tomasi, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e os pró-reitores Antonio Vargas (Pesquisa e Pós-Graduação) e Fábio Napoleão (Extensão), entre outros gestores. 

O evento foi também prestigiado por diversos acadêmicos e servidores da Udesc Esag, presencialmente e pelas transmissões via internet, realizadas pela organização do encontro e também pela equipe do programa Esag Kids. 

Além da premiação, o encontro marcou a instalação do Departamento Regional Sul da Finep em Florianópolis, para atendimento aos três estados do Sul do Brasil.

Metodologia inovadora

Inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de startups, a metodologia Canvas Kids aborda os temas da inovação e do empreendedorismo de forma lúdica, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar projetos.

A abordagem é trabalhada com os jovens em oficinas com a participação de voluntários – acadêmicos e docentes da Udesc Esag, entre outros apoiadores – que atuam como monitores.

Nos encontros, os participantes também recebem o Manual do Empreendedor Mirim, disponível em formato digital no site www.esagkids.com.br.

As oficinas realizadas na Udesc incluem ainda um tour por diversos espaços do campus, visando aproximar os jovens do ambiente acadêmico.

Desde 2016, a metodologia passou a ser replicada em outras instituições e, em setembro deste ano, foi realizada a primeira ação nacional do Esag Kids, com atividades simultâneas em seis cidades brasileiras.

Acesse a página do programa no Facebook.

Sobre o professor

Eduardo Jara é docente efetivo do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag desde 2006. Em 2012, venceu o Concurso Nacional Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade.

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática e mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor da área de Métodos Quantitativos, ministrando disciplinas de Métodos Estatísticos e de Análise Estatística nos cursos de Administração e Administração Pública.

Sobre o prêmio

Criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação, o Prêmio Inovação Catarinense tem periodicidade anual e visa reconhecer publicamente esforços e resultados alcançados por pessoas, instituições e empresas que se destacaram em promover a utilização do conhecimento científico e tecnológico na prática da inovação.

O prêmio homenageia o professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

Leia mais:

23/10/2017 - Professor da Udesc é finalista do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense 2017

03/10/2017 - Duzentos jovens do Instituto Guga Kuerten participam de oficinas de inovação na Udesc

01/09/2017 - Jovens de seis cidades participam de primeira ação nacional promovida por programa da Udesc

23/05/2013 - Professor premiado em concurso nacional viaja para simpósio sobre empreendedorismo nos EUA

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Jara recebe prêmio do presidente da Finep, Marcos Cintra
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h