Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/10/2013-19h53

Professor da Udesc Laguna integra comitê de congresso internacional de biotecnologia de algas

Evento terá assuntos como biocombustíveis, produtos de alto valor e tratamento de efluentes - Arte: Divulg.
De 18 a 22 de novembro, Florianópolis reunirá cerca 500 de alunos, especialistas e pesquisadores no 4º Congresso Latino-Americano de Biotecnologia de Algas, que tratará de questões sobre conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho. 

No mesmo período, haverá o 4º Workshop da Rede Nacional de Biotecnologia de Algas Marinhas (Redealgas).

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está sendo representada no comitê científico do congresso pelo professor Fábio de Farias Neves, do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna.

"Estamos terminando de avaliar os artigos e resumos que serão exibidos tanto por pôsteres quanto por apresentações orais", explica o docente, que fez Mestrado em Aquicultura e realiza Doutorado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das entidades organizadoras do evento.

Segundo Neves, o congresso abordará assuntos como biocombustíveis de algas, produtos de alto valor (cosméticos, fármacos e suplementos alimentares) e tratamento de efluentes.

O professor da Udesc Laguna afirma que os produtos de alto valor, por exemplo, já são realidade no exterior e algumas empresas pensam em adotá-los como coprodutos para viabilizar investimentos em biocombustíveis.

"Apesar do grande potencial e dos investimentos do mercado, ainda não existe no mundo um pacote técnico de biocombustíveis feitos a partir de algas que seja viável economicamente", conta.

O docente também salienta que o governo federal tem aumentado os financiamentos de pesquisas sobre os diversos usos econômicos de algas. Neste ano, o valor somado por editais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) superou a marca dos R$ 30 milhões, estabelecendo um novo recorde.

Pesquisas em Laguna

Fábio Neves destaca que os alunos de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna se interessam cada vez mais pela biotecnologia de algas. 

Um exemplo disso é a próxima semana acadêmica, que ocorrerá entre 29 de outubro e 1º de novembro e terá dois especialistas em microalgas: Danielli Matias Dantas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Pablo Diego Gressler, da UFSC.

Além disso, a Udesc Laguna está implementando o Laboratório de Cultura e Biotecnologia de Microalgas, que conta com duas estagiárias, acadêmicas de Engenharia de Pesca, e funciona, por ora, no espaço do Laboratório de Aquicultura.

O Laboratório de Microalgas tem, como foco, a fixação de carbono por meio do cultivo e produção de biomassa. "Começamos a prospectar a possibilidade de realizar experimentos para avaliar a biomassa das microalgas como aditivo para ração na aquicultura", explica Neves.

O docente acrescenta que a Udesc Laguna também tem trabalhos sobre macroalgas, cujo cultivo tem estrutura similar à de ostras e mexilhões. Esse tipo de alga tem potencial para alimentação humana e extração de produtos.

Leia mais:

5/3/2013 - Udesc obtém quase R$ 280 mil do Ministério da Pesca para laboratórios de Laguna

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h