Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2017-17h22

Professor da Udesc Laguna pesquisará nutrição de peixes e camarões com universidade mexicana

Emerenciano (à dir.) fará estudos em parceria com Universidade Autônoma da Baja Califórnia - Foto: Div. 
O professor Maurício Coelho Emerenciano, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, desenvolverá pesquisas com a Universidade Autônoma da Baja Califórnia (UABC), do México.

A série de estudos será sobre a nutrição de peixes e camarões e abordará sistemas mais ecológicos de produção, como aquaponia, que une a criação de peixes com o cultivo de plantas sem solo, e bioflocos, que precisa de menos água para operar e também economiza ração. 

No fim de julho, Emerenciano realizou um intercâmbio na universidade mexicana, que também recebe alunos da graduação da Udesc Laguna para estágios de conclusão de curso.

Durante o período, o professor, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas da Udesc Laguna, ministrou um minicurso e proferiu uma palestra sobre sistemas alternativos de produção de peixes e camarões.

Sobre a UABC

A  Universidade Autônoma da Baja Califórnia fica localizada no Noroeste do México, em uma região que é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar de Cortês e reconhecida pelo grande potencial aquícola. A instituição realiza uma série de pesquisas básicas e aplicadas, além de parcerias público-privadas com o setor aquícola local.

Nessa região mexicana, há um parque aquícola em desenvolvimento onde estão reunidas espécies alternativas de organismos aquáticos, como macroalgas, abalones e peixes marinhos. A diversidade de espécies e a capacidade técnica da UABC chamaram a atenção do professor Emerenciano.

"Os programas estaduais de fomento fornecem subsídios aos projetos, chegando a custear até 80% dos custos de implantação. Os produtos ganham selos locais e são vendidos por todo país e até mesmo exportados", afirma.

Durante a viagem, o docente da Udesc Laguna também aproveitou para conhecer outros centros de pesquisa, como o Centro de Investigação Científica e de Educação Superior de Ensenada (Cicese) e fazendas locais de produção de peixes marinhos e cultivos de moluscos e macroalgas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h