Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2017-16h12

Professor da Udesc recebe honraria da Câmara dos Deputados para área da Educação Física

Cerimônia na semana passada, em Brasília, concedeu homenagem a Marino Tessari - Foto: Divulgação
O professor Marino Tessari, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu a Honraria Manoel José Gomes Tubino em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, na semana passada.

Concedida pela Comissão do Esporte e pela Mesa Diretora da Câmara, a premiação é uma homenagem aos profissionais de Educação Física que se destacaram em 2017, conforme indicações dos membros.

Docente do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Tessari foi indicado pelo deputado federal Esperidião Amin (PP).

"É uma data muito especial nesta minha trajetória na Udesc, que começou como acadêmico e depois professor, onde, com muito orgulho, exerci diversas funções administrativas", declarou Tessari.

O prêmio reconhece profissionais de Educação Física que, por meio do esporte escolar, contribuem para a formação integral e desenvolvimento humano das crianças, dos adolescentes e dos jovens, especialmente os que se encontram em situação de risco social.

A honraria carrega o nome do professor, pesquisador e conferencista Manoel Tubino, que dedicou mais de 40 anos à Educação Física e participou do delineamento de políticas públicas da área e do esporte no Brasil.

Falecido em 2008, Tubino considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o fim do século 20 e o conferia características interdisciplinares de extrema importância para humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros.

Mais de 40 anos na universidade

Natural de Ipoméia (SC), Marino Tessari iniciou na Udesc Cefid como aluno da graduação em Educação Física, em 1974, e, três anos mais tarde, como professor. Na unidade, foi diretor-geral entre 1990 e 1993 e chefe do Departamento de Educação Física de 2007 a 2010.

Também atuou como conselheiro do Conselho Estadual de Desportos de Santa Catarina e presidiu o Conselho Regional de Educação Física (Cref3/SC).

Atualmente, integra o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e é membro suplente da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e Saúde. Além disso, tomou posse como coordenador-adjunto do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) em outubro deste ano

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h