Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2014-17h03

Professor de universidade norte-americana será pesquisador visitante especial na Udesc Lages

 

Pesquisador colaborará com pesquisas sobre o uso de dejetos suínos - Foto: Divulgação

Em 2015, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, receberá o pesquisador e professor da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Thomas Jot Smyth. Ele teve o projeto aprovado pelo programa Pesquisador Visitante Especial, do Ciência Sem Fronteiras.

O pesquisador ficará 15 dias na Udesc Lages, com o objetivo de integrar experiências e conhecimento entre estudantes e pesquisadores das universidades. "A visita do professor Smyth colaborará para o desenvolvimento de um sistema de previsão de risco ambiental do uso de dejetos suínos em solos do Estado", explica o professor Luciano Gatiboni.

Gatiboni é coordenador do projeto "Ajuste de fatores para um modelo de limites críticos ambientais de fósforo em solos catarinenses com uso de dejetos de suínos", desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Udesc Lages. Segundo ele, Smyth é referência internacional em estudos e pesquisas sobre atividades nesta área.

Em dois anos, o pesquisador fará quatro visitas à Udesc Lages, cada uma com duração de 15 dias. Durante a primeira visita, de 15 a 30 de março, ele conhecerá pelo menos duas áreas experimentais que serão instaladas, uma na região Oeste de Santa Catarina, possivelmente em Concórdia, e outra em Braço do Norte, no Sul do Estado.

Nestes experimentos, a pesquisa visa prevenir os impactos ambientais da criação suína. Para Gatiboni "a expectativa é que os resultados sirvam de subsídio para complementações da Lei Ambiental no Estado". O pesquisador visitante também colaborará nas aulas sobre fertilidade do solo, fará visitas em outras instituições e participará de eventos promovidos na Udesc Lages.

Para o coordenador do programa de pós, Álvaro Mafra, esse intercâmbio abre portas para novos contatos e novas publicações, a partir de novos projetos. "Isso colabora com a continuidade e com a consolidação dessa linha de pesquisa", diz Mafra.

O visitante especial

O professor Thomas Jot  Smyth é coordenador de pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade da Carolina do Norte (NCSU), nos Estados Unidos e possui um extenso currículo de atuação na área de fertilidade dos solos.

Smyth é conhecido no Brasil por sua contribuição científica para a área de fertilidade do solo do cerrado brasileiro e pelo livro "Fósforo em solo e planta em condições tropicais", escrito juntamente com Roberto Novais, professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Sobre o programa

A Bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE) tem como objetivo atrair pesquisadores renomados, lideranças internacionais, que tenham destacada produção científica e tecnológica nas áreas contempladas do programa Ciência sem Fronteiras. A duração varia de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de 30 dias, dividas em visitas anuais por períodos múltiplos de 15 dias cada.

Além de mensalidade, auxílio deslocamento e auxílio à pesquisa, estão previstas bolsas de doutorado sanduíche no exterior, para acompanhar as pesquisas do PVE em sua instituição de origem, e bolsas de pós-doutorado no Brasil, com o objetivo de manter as pesquisas no país e o contato com o pesquisador durante a ausência deste do Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h