Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/08/2017-11h19

Professor orienta elaboração de diagnóstico sobre geração de resíduos sólidos na Udesc Ibirama

Atualmente cada aluno do centro gera cerca de 6 quilos de resíduos recicláveis por ano - Foto: Jonas Pôrto
O professor Willian Goetten, do curso de Engenharia Sanitária do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), orientou a elaboração de  um diagnóstico preliminar sobre a geração de resíduos da unidade visando um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS).

Segundo o docente, o gerenciamento adequado dos resíduos deve ser elaborado de acordo com as diretrizes previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). "Como a Udesc Ibirama não tinha esse instrumento, resolvemos elaborar um PGRS para a unidade", diz.

O estudo foi desenvolvido entre 2016 e 2017 e contou com a participação dos acadêmicos das disciplinas de Tratamento de Resíduos Sólidos e de Logística na Gestão dos Resíduos do curso de Engenharia Sanitária.

De acordo com estimativa de geração per capita de resíduos na Udesc Ibirama, o trabalho constatou que atualmente cada aluno do centro é responsável por gerar cerca de 6 quilos de resíduos recicláveis por ano.

Para dar continuidade ao trabalho, os acadêmicos e o professor pretendem se reunir com a direção da Udesc Ibirama para a elaboração definitiva de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para a unidade.

O PGRS é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem e destinação final.

Simpósio

O estudo foi apresentado pelo professor Goetten durante o 1º Simpósio Sul em Ciências Ambientais, realizado no fim de julho, em Lages, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

No mesmo simpósio, que teve também a participação do docente do Departamento de Engenharia Sanitária Pablo Grahl dos Santos, Goetten apresentou outro trabalho, sobre recuperação da mata ciliar na captação de água para o abastecimento público em Indaial.

"É uma área que margeia o Rio Itajaí-Açu e deve ter sua mata ciliar preservada", destaca o docente. O estudo surgiu a partir das atividades do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí com a participação de alunos de Engenharia Sanitária da Udesc Ibirama.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h