Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/05/2018-14h00

Professora da Udesc apresenta trabalho em Cuba sobre redução do risco de desastres

Professora Sandra Marin (ao centro), da Udesc Oeste, na convenção internacional em Cuba - Foto: Divulgação
A professora Sandra Mara Marin, do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou entre 23 a 27 de abril da Convenção Internacional de Saúde Pública de Cuba, realizada em Havana.

Sandra proferiu uma palestra no painel "Gestão para redução do risco dos desastres", na qual apresentou um trabalho de sua autoria, com o título "Instrumento de avaliação de competências dos enfermeiros nas respostas aos desastres". 

A docente integra o grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da Udesc, coordenado pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi).

O estudo da professora aborda o papel desempenhado pelo enfermeiro na assistência prestada às vítimas em situações de desastre, a qual depende da atividade sincronizada de uma equipe multidisciplinar.

Avaliação de competências

Sandra aponta que os enfermeiros possuem proficiências e exigências diferenciadas, o que é influenciado por vários fatores, como grau de formação, experiência profissional, atuação prévia em eventos de emergências e desastres, entre outros.  

Em seu trabalho, a docente propõe a utilização de um instrumento para medir e avaliar as competências dos enfermeiros para o atendimento em desastres.

Sua aplicação atende diversas finalidades: articular ações, em casos de desastres, de forma a contemplar as necessidades das populações afetadas e minimizar danos e agravos a saúde das vítimas; além de dar suporte para avaliação do nível de formação dos enfermeiros e, através de seus resultados, desenvolver capacitações para qualificar as competências necessárias para atuação nessas situações, com qualidade e efetividade.

Segundo a professora, a participação no evento foi importante para "compartilhar conhecimentos entre especialistas de diferentes áreas da saúde e de vários países sobre questões cruciais da saúde no mundo e conhecer mais profundamente, em um ambiente amigável e de suporte, o sistema de saúde em Cuba, seu povo e a sua cultura".

Sobre o Ceped

Criado em abril de 2009 e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped executa a política de gestão de riscos para emergências e desastres da universidade.

Suas finalidades são: promover o processo de formação integral dos estudantes e a segurança interna da comunidade universitária; e estimular as ações comunitárias que visam o fortalecimento da resiliência, buscando o desenvolvimento sustentável relacionado com a prevenção de desastres.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora Sandra Marin (ao centro), da Udesc Oeste, na convenção internacional em Cuba
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h