Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/02/2017-11h56

Professora da Udesc Oeste é homenageada pela segunda vez por serviços prestados à universidade

A professora Bernadette Kreutz Erdtmann, primeira docente do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi homenageada durante a solenidade de formatura de 53 alunos da unidade em 11 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

Ela recebeu do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, uma placa elaborada pela Reitoria, pela Direção-Geral da Udesc Oeste e pelo Departamento de Enfermagem com agradecimentos pelos serviços prestados à Udesc. "Foi uma surpresa, e juro que não sabia de nada", diz Bernadette.

Essa foi a segunda vez que a docente recebeu homenagens. A primeira ocorreu em março de 2016, durante a 1ª Gincana Acadêmica de Enfermagem, que tinha, como uma das tarefas, pesquisar sobre a vida da docente e destacar sua trajetória profissional.

A gincana também homenageou outras oito enfermeiras reconhecidas mundialmente pela excelência dos seus trabalhos, como Florence Nightingale, Imógene King, Wanda de Aguiar Horta, Callista Roy, Hilda Krisch, Dorothea Orem, Edith Fraenkel e Waleska Paixão.

Sociedade envolvida

Natural de Saudades, Bernadette ingressou na Udesc em março de 2004 como colaboradora e quatro meses depois passou a ser efetiva. No mesmo ano, assumiu a coordenadoria do curso, onde permaneceu durante quatro anos. Ela lembra que a graduação da universidade foi o segundo curso público e gratuito de Enfermagem a ser instalado em SC. O primeiro foi o da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Segundo a professora, o curso começou em Palmitos – atualmente funciona em Chapecó – e teve uma forte relação com a sociedade local. "Eles nos conheciam pelos nomes e não havia separação entre o público e privado", ressalta.

"Esse envolvimento é maior numa cidade pequena. Fazíamos grandes eventos, e a população comparecia em massa, principalmente porque reconhecia a importância de um curso de graduação público e gratuito numa cidade pequena."

Atuação

A professora da Udesc Oeste desenvolveu projetos de extensão em diversas áreas da saúde. Um dos destaque da sua atuação foi o programa voltado à promoção da saúde em comunidades rurais da região, com o desenvolvimento de técnicas de produção de plantas medicinais para mulheres agricultoras.

Também fez um projeto sobre capacitação de cuidadores leigos de idosos, com abordagens em processo de envelhecimento, Estatuto do Idoso, ética do cuidado, abordagem cultural, agravos à saúde e espiritualidade.

Além disso, atuou com intensidade em projetos sobre primeiros socorros para leigos e em oficinas sobre agrotóxicos com agentes comunitários de saúde da área rural e produtores, com enfoque em uso, manejo e formas de cuidados com os produtos agroquímicos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h