Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/02/2018-15h06

Professora da Udesc tem obra selecionada para exposição de cerâmica com artistas brasileiros e britânicos

Obra Ninho Quadrado, da professora da Udesc Ceart Rosana Bortolin, será apresentada em exposição em São Paulo. Foto: Divulgação
Rosana Bortolin, professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará a obra em cerâmica Ninho Quadrado na exposição Contemporary Ceramic Exhibition: Brazil and England. A professora é uma das artistas selecionadas para o evento, que acontece do dia 1º de março até 1º de abril, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), na cidade de São Paulo.

A obra selecionada para a exposição, com 30cm de altura, 30cm de largura e 15cm de profundidade, pesa três quilos e é composta por duas peças. As peças foram modeladas manualmente com técnica própria de Bortolin, que utilizou apenas o dedo para sobrepor camadas de argila. Essa técnica foi desenvolvida pela professora durante a pesquisa poética da série Habitar Ninhos, que pode ser consultada em detalhes na sua dissertação de mestrado Ninho, casa e corpo, a partir da observação dos casulos e ninhos de animais que utilizam a argila como matéria-prima.

A obra foi feita com argila branca, na Rússia, em 2017, quando a artista participou do 1st International Symposium on Ceramics no Centro de Arte Cerâmica da cidade de Yam Gavrilov. O forno utilizado para queima foi à lenha, na temperatura de 1080ºC, com redução de atmosfera com crina de cavalo – técnica conhecida como Horse Hair Raku. Nesse método a peça é retirada ainda incandescente do forno e, sobre a mesma, são colocados delicadamente crinas de cavalo. A queratina presente na crina provoca o efeito de desenhos sobre a superfície polida da obra.

Sobre o evento

O Contemporary Ceramic Exhibition: Brazil and England é organizado pela associação Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBras) e contará com artistas residentes no Brasil, brasileiros ou não, e artistas ingleses convidados pela curadoria do evento. O evento pode ser visitado de terça à sábado, das 10h às 19h, e domingo e feriados das 10h às 16h na sede do CBB, localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h