Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/12/2016-10h53

Professoras da Udesc Oeste iniciam defesas de teses em doutorado interinstitucional em Enfermagem

As dez professoras de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que realizam o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Enfermagem, resultado da parceria com o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já iniciaram as primeiras defesas de teses do curso, que terminará em julho de 2017.

A primeira defesa foi da docente Olvani Martins da Silva, que foi orientada pela professora Eneida Rejane Rabelo da Silva e apresentou, em 5 de dezembro, a tese "Dialisador capilar reutilizado e de uso único em hemodiálise: implicações na saúde dos profissionais em desfechos clínicos e custos".

Nesta terça-feira, 13, foi a vez da professora Edlamar Kátia Adamy, que defendeu a tese "Modelo de formação em serviço acerca do processo de enfermagem no cenário do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na perspectiva da educação permanente em saúde". A orientadora também foi a professora Miriam, e houve coorientação da docente Denise Azambuja Zocche, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste.

Já a professora Rosana Amora Ascari apresentará, em 19 de dezembro, a última defesa em 2016, com a sustentação da tese "Efeito de uma intervenção educativa de enfermagem na variabilidade da frequência cardíaca e cortisol salivar em policiais militares", com orientação da docente Liana Lautert, da UFRGS. A professora Letícia de Lima Trindade, da Udesc Oeste, participará da arguição da pesquisa.

Aulas

Segundo a secretária de Ensino de Pós-Graduação da Udesc Oeste, Patrícia Alves, as aulas do curso de doutorado estão sendo realizadas no prédio do curso de Enfermagem, em Chapecó, e o estágio de nove meses foi efetuado na Escola de Enfermagem da UFRGS. As defesas de teses das outras sete doutorandas serão realizadas no primeiro semestre de 2017.

As aulas do Dinter começaram em agosto de 2013, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso é coordenado na UFRGS pela professora Maria Alice Dias da Silva e em Chapecó pela docente Letícia de Lima Andrade, da Udesc Oeste.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h