Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/01/2015-11h47

Professoras da Udesc Oeste vão estudar violência sofrida pelos enfermeiros na rede pública de saúde

Um grupo de cinco professoras do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciará, em março deste ano, um estudo que buscará analisar a violência sofrida pelos enfermeiros no âmbito do trabalho na rede pública de saúde e também nos estudantes de graduação em Enfermagem de Chapecó e as implicações na saúde desses trabalhadores.

A pesquisa será desenvolvida pelas professoras Carine Vendruscolo, Lucimare Ferraz, Letícia de Lima Trindade e Edlamar Kátia Adamy com a coordenação da docente Elisangela Argenta Zanatta. O trabalho terá que ser aprovado primeiramente pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Udesc.

“Vamos tentar conhecer as vivências da violência de jovens universitários de enfermagem no decorrer do ensino de graduação e quais as repercussões disso em sua formação profissional na perspectiva da vulnerabilidade”, explica a professora Carine Vendrusculo.

Como objetivos específicos, o estudo tentará identificar e caracterizar a violência presente também nos espaços de cuidado em saúde utilizados como campo de atividades teóricas e práticas, reconhecer quais as percepções dos jovens enquanto futuros cuidadores frente ao fenômeno da violência e investigar se os jovens identificam a violência nos espaços de cuidado em saúde.

Outra meta será identificar os mecanismos individuais e coletivos utilizados pelos profissionais de Enfermagem no enfrentamento da violência no contexto laboral e conhecer também os registros de violência envolvendo enfermeiros.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h