Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/12/2016-14h59

Professoras da Udesc participam de atividade acadêmica de universidade francesa

Universidade de Provence Aix Marseille, na França, onde Luciana Garcez defende sua tese Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 2, a professora colaboradora Luciane Ruschel Nascimento Garcez , do Departamento de Artes Visuais (DAV) defende sua tese de doutorado realizada na Universidade de Provence Aix Marseille, na França, e Sandra Ramalho, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc, fará parte, por meio de videoconferência, de sua banca de doutorado.

A tese de doutorado de Luciane leva o título Recorrências e persistências da história da arte: um estudo das obras de Hubert Duprat. Além de Sandra, a banca é composta por Pierre Bauman, da Universidade de Bordeaux; François Soulanges, da Universidade de Paris; e Sylvie Coellier, da Universidade de Aix-Marseille, orientadora de Luciane.

Essa não é a primeira vez que Sandra Ramalho participa de bancas no exterior. Em 2011, a professora presidiu uma banca de doutoramento na Université Paris Diderot e, em 2013, na Universidade de Barcelona.

Sobre Luciane Ruschel Nascimento

É professora na graduação na área de Cerâmica e Teoria e História da Arte na Udesc, professora de História da Arte de Santa Catarina e Metodologia do Ensino da História da Arte no curso de pós-graduação em História da Arte da Universidade da Região de Joinville – Univille e professora na graduação na área da Cerâmica e Cultura Visual na Unidavi. Luciane é bacharel em Artes Plásticas e mestre em Teoria e História da Arte pela Udesc. Membro na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP e membro  da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte. Atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, arte contemporânea, Hubert Duprat, ouro, anacronismo na arte e produção plástica artística em cerâmica.

Sobre Sandra Ramalho

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Pesquisadora e professora da Udesc, atua na graduação e no mestrado em Artes Visuais como professora e orientadora. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (NEST – CNPq) e é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques d'Art), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h