Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2023-19h52

Programa Café da Tarde celebra 100° episódio na Rádio Udesc FM Florianópolis

Episódios do programa também ficam disponíveis no YouTube e no Spotify - Arte: Divulgação 
O programa Café da Tarde, da Rádio Udesc FM Florianópolis (100,1), chega ao centésimo episódio nesta sexta-feira, 27. A edição comemorativa, que será transmitida ao vivo pela emissora às 14h e também ficará disponível no YouTube e no Spotify, entrevistará as jornalistas Júlia Matos e Gabriela Mariotto e os músicos Antônio Rossa e Bernardo Flesch.

As jornalistas participaram do Café da Tarde em 2021 e 2022 e vão comentar as contribuições da experiência para suas carreiras profissionais.

Já os artistas compartilharão suas impressões sobre o programa, como entrevistados, contando experiências e seus pontos de vista sobre a iniciativa da rádio.

A edição especial terá duração estendida em comemoração ao centésimo episódio, com início às 14h e término às 16h.

"Acredito que o futuro da rádio é essa integração, estar ao vivo na rádio e no Youtube, com interação simultânea da audiência. Aprendemos muito ao longo dos cem episódios e ainda há muito por avançar", afirma Ivan Tonon, coordenador da rádio Udesc Fm Florianópolis e apresentador do programa.



Entrevistas semanais

O Café da Tarde produz entrevistas semanais com músicos da região, com a proposta de "criar um importante espaço de visibilidade e celebração da área musical independente de Santa Catarina".

Desde a estreia, em 2021, o programa busca destacar artistas renomados e novos talentos de Florianópolis, de diversos gêneros, com foco nas suas composições autorais.

Além da transmissão ao vivo na rádio, na frequência 100.1, e no YouTube, o programa é disponibilizado como podcast em todas as plataformas de áudio, o que o torna acessível a um público mais amplo.

A transmissão pelo YouTube, por exemplo, proporciona aos ouvintes a possibilidade de enviar perguntas ao vivo para interagir com os entrevistados.

Edição piloto

Tonon relembra como a iniciativa surgiu: “Liguei para o Tiago Matos, da Stela Folks, e pedi para ele fazer o piloto comigo. Ele disse que faria com uma condição: de que eu continuasse.”

"A ideia de fazer só um piloto se tornou o Café da Tarde e acumula mais de cem entrevistas com diversos músicos de todo o Estado, artistas como Moriel, do Dazaranha, Luiz Meira, Joana Castanheira, Juliana D Passos e a banda Nouvella", conta o coordenador da rádio.

Maior audiência

Segundo Tonon, o episódio de maior audiência foi a entrevista com a banda Budang, com 12,3 mil visualizações e cerca de 300 mensagens no chat do YouTube durante a transmissão.

Para o vocalista Guilherme Larsen, que considera a participação “um marco para a banda”, o sucesso de audiência no episódio “torna a experiência ainda mais especial”.

Números do programa

Até outubro deste ano, o programa acumula mais de 1,7 mil horas de visualizações no YouTube e mais de 170 mil pessoas viram o conteúdo.

Sua influência se estende, por meio do Spotify, a oito países na América, Europa e Ásia. Na Região Sul, as cidades mais conectadas são Florianópolis, São José, Porto Alegre e Agrolândia.

"Desde o seu início, o Café da Tarde visa impulsionar o objetivo primário do rádio: gerar conexão. Conectar músicos independentes com toda Grande Florianópolis é a base desse programa tão especial", conclui Tonon.

Pioneira

A Rádio Udesc FM é pioneira como a primeira estação educativa e pública em Santa Catarina, com presença em três cidades: Florianópolis, Joinville e Lages. 

Em Florianópolis, recebeu autorização para estabelecer seu estúdio em 1997, iniciando as transmissões em 1998 e assim inaugurando a Rádio Udesc FM Florianópolis.

Desde então, opera na frequência 100.1, mantendo um foco constante na conexão com a arte e cultura da capital. Por integrar a Udesc, uma instituição pública de ensino superior, a rádio também se dedica a oferecer conteúdo educativo, científico e cultural em sua programação.

25 anos

Em 2022, a Udesc FM Florianópolis deu início às comemorações dos seus 25 anos com o espetáculo "Era do Rádio: do MPB ao Rock" realizado pela Universidade nos dias 1º e 2 de novembro, no Teatro do CIC.

O evento atraiu mais de mil espectadores e teve a arrecadação da venda de ingressos e a doação de mais de 800 litros de leite destinados à Ação Social da Trindade, que coordena três entidades beneficiadas: Casa da Criança, Creche São Francisco e Casa São José.

Como parte das celebrações, a Inventório, Empresa Júnior de Design e Moda, do Centro de Artes, Design e Moda (ceart), desenvolveu a nova identidade visual da emissora, aplicações para os 25 anos, material de apresentação da rádio e mockups de produtos de representação, junto com uma campanha nas redes sociais. 

Outras emissoras

Além de Florianópolis, a Udesc dispõe de estúdios em Joinville (FM 91,9) e em Lages (FM 106,9). As três emissoras, que também podem ser ouvidas em www.udesc.br/radio, fazem parte da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Episódios do programa também ficam disponíveis no YouTube e no Spotify
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h