Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2017-12h46

Programa da Udesc incentivará pesquisas com organizações públicas e privadas

Resolução aprovada pelo Consuni pretende aumentar realização de estudos científicos - Foto: Jonas Pôrto
Em 2018, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dará início ao Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada, fundo destinado para incentivar projetos que busquem resolver problemas de órgãos públicos estaduais, prefeituras catarinenses e empresas privadas.

O programa, que foi regulamentado por resolução do Conselho Universitário (Consuni) em outubro, atuará a partir de pesquisas já aprovadas pelos departamentos e pelas comissões de pesquisa dos centros da Udesc.

"O objetivo desse programa é aproximar a pesquisa da sociedade civil, como empresas, prefeituras e o Governo do Estado, e auxiliar na solução de problemas através da aplicação do conhecimento científico da universidade", destaca a coordenadora de Pesquisa da Udesc, Caroline Ruschel. 

A iniciativa complementa o Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), ação da Udesc que está financiando 112 grupos de pesquisadores da instituição com R$ 3,6 milhões no biênio 2017-2018.

Edital e recursos

De acordo com Caroline Ruschel, o primeiro edital do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada da Udesc está previsto para o próximo ano, mas ainda não tem data definida. Poderão concorrer professores doutores efetivos da universidade que sejam parte de grupos de pesquisa.

Os projetos selecionados no edital terão, no máximo, 70% do valor pedido financiado pela Udesc e, pelo menos, 30% financiado pela organização pública ou privada que se beneficiará dos resultados da pesquisa.

Os recursos serão repassados para órgãos de apoio, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) ou outras similares, que publicarão o edital. Além disso, a verba da Udesc não poderá ser usada no pagamento de bolsas ou salários para servidores da universidade.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Pesquisa da Udesc, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo (48) 3664-8175.

Assessoria de Comunicação da Udesc 
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h