Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2023-17h11

Projeto da Udesc Cefid aborda a capoeira com ações de ensino, pesquisa e extensão

Projeto Ubuntu Capoeirar realizou diversas atividades na Udesc Cefid neste ano - Fotos: Divulgação
Uma iniciativa lançada em março deste ano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, desenvolveu diversas atividades físicas e culturais relacionadas à capoeira para a comunidade. 

O projeto Ubuntu Capoeirar foi criado pela pesquisadora Samara Escobar Martins, com orientação da professora Alcyane Marinho.

A ação é vinculada ao programa de extensão Lazer e Saúde e ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

Atividades

Dentre as atividades do projeto, estão as aulas gratuitas de capoeira angola, ministrada por mestres reconhecidos, além de rodas de conversa, palestras e oficinas sobre temas relacionados.

Dentre os parceiros do Ubuntu Capoeirar, está o projeto de extensão Capoeira da Ilha, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), que é coordenado pela professora Jeane Vanessa Santos Silva, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação (Grupo Alteritas).

Aulas gratuitas

Neste ano, as aulas do projeto ocorreram semanalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h30, na Sala de Artes Marciais da Udesc Cefid.

As atividades são ministradas por Samara, com supervisão do Mestre Polegar. Ambos são vinculados ao Grupo Capoeira Angola Palmares. A equipe do projeto inclui ainda dois bolsistas de graduação, coordenados pela professora Alcyane Marinho.

Segundo Samara, "durante os encontros o foco é a prática de movimentação, abrangendo ginga, fintas, esquivas, armações de jogo, golpes e floreios, além da exploração dos elementos musicais e comportamentos típicos da roda de capoeira". Também são abordados os fundamentos e a história da capoeira.

Palestras

O projeto também promoveu, ao longo do ano: duas rodas de conversa; duas vivências de capoeira angola com palestrantes externos; e um encontro regional do Capoeira Angola Palmares, que abrangeu oficinas, rodas de capoeira, formatura e troca de graduações.

Outra ação ocorreu em colaboração com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Udesc e o Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef), da Udesc Cefid: uma vivência de capoeira e uma roda de conversa focada na igualdade racial. A atividades ocorreu na Semana da Consciência Negra, celebrando os 20 anos do Neab Udesc e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares.

Pesquisa e ensino

A equipe do Ubuntu Capoeirar participou ainda de eventos acadêmicos em 2023, apresentando trabalhos relacionados à experiência no projeto de extensão.

No 23º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), na Universidade Federal do Ceará, Samara apresentou os trabalhos "O lazer e a roda de capoeira do mercado em Florianópolis: reflexões sobre a ocupação do espaço público"; e "Ubuntu, Capoeira e Abordagem decolonial: diálogos necessários".

A acadêmica Manoela de Souza Correia também participou do evento: ela apresentou o estudo "Corpo-resistência, capoeira angola e Covid-19: um relato de experiência".

Eventos

No Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), em Garopaba, Samara apresentou o trabalho "A capoeira nas ruas de Florianópolis e suas contribuições para a construção de um ambiente saudável".

No mesmo evento, Leonardo Mariano da Silva apresentou o estudo "Programa de extensão Lazer e Saúde: Plantando as Sementes do Amanhã".

Já no 41° Seminário de Extensão Universitária (Seurs), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Leonardo destacou o projeto Ubuntu Capoeirar enfatizando as conexões entre ensino, pesquisa e extensão ao longo do ano.

Articulação

As responsáveis pelo projeto enfatizam a "ligação inseparável entre ensino, pesquisa e extensão como base essencial para a realização das atividades e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes".

Segundo Alcyane Marinho, "a ação de extensão une ensino e pesquisa, desempenhando um papel significativo na reafirmação dessa interconexão".

"A iniciativa tem contribuído para fortalecer as características de uma educação fundamentada em princípios guiados pela justiça social, com foco na cidadania e pautada na ética", afirma a professora.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensaolazeresaude@gmail.com, pelo telefone (48) 3664-8629 e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto Ubuntu Capoeirar realizou diversas atividades na Udesc Cefid neste ano
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h