Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/06/2018-19h12

Projeto da Udesc inaugura exposição sobre os 245 anos da Irmandade do Divino Espírito Santo

Exposição pode ser visitada na na Capela do Divino na Praça Getúlio Vargas (Fotos: Divulgação IDES)
Foi inaugurada no sábado, 9 de junho, a exposição intitulada “IDES, mais de dois séculos de História”, que reúne parte do acervo documental da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), na Capela do Divino da Praça Getúlio Vargas, no centro de Florianópolis.

A mostra integra um projeto do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a IDES.

O projeto intitulado “Mais de dois séculos de História: procedimentos técnicos para salvaguarda do acervo documental da Irmandade do Divino Espírito Santo”, coordenado pela professora Sílvia Maria Fávero Arend, foi selecionado em primeiro lugar no Prêmio Patrimônio Material e Imaterial do Edital Elisabete Anderle 2017, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O IDCH da Udesc realizou o trabalho de catalogação de mais de 9.400 imagens e documentos históricos, incluindo imagens a partir de 1900 e documentos assinados pelo próprio Imperador Dom Pedro I.

“Algumas destas imagens e documentos integram a exposição e contribuem para o público a compreender melhor a extensão e importância da IDES, no contexto catarinense”, ressalta a professora Sílvia.

Sobre a IDES

A IDES foi instituída no dia 10 de junho de 1773. Desde então, tem contribuído para a preservação das tradições religiosas e culturais açorianas, através principalmente da Festa do Divino, que recentemente foi considerada Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina e do Município de Florianópolis. 

Fundada ainda no Reinado de Dom João VI, sobreviveu ao Império, à República (com 40 Presidentes), aos períodos excepcionais e ao Parlamentarismo.

A Irmandade, hoje, é uma das mais respeitadas Organizações não Governamentais do estado de Santa Catarina, desenvolvendo projetos que atendem, diariamente, mais de 750 crianças e adolescentes.

Saiba mais:

07/11/2017 - Projeto da Udesc fica em primeiro no Prêmio Patrimônio Material e Imaterial do Edital Elisabete Anderle

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h