Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2016-18h23

Projeto de alunos da Udesc capta recursos para implantar empreendimento social em Florianópolis

Time Enactus Esag Udesc promoveu evento de integração no início do mês. Fotos: Divulgação
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligados à organização Enactus encerram este ano com algumas novidades a comemorar: a principal delas, a captação de R$ 2 mil, por meio de um edital da Fundação Cargill, para realização do Projeto Arapuã, que visa criar uma alternativa de renda para moradores de bairros de Florianópolis a partir da produção de própolis.

Os recursos serão usados para implantação do projeto piloto no Bairro Tapera, onde a iniciativa tem parceria do Conselho Comunitário e está próxima de sair do papel.

A aproximação com a comunidade inclusive motivou a participação dos estudantes em outra ação: neste sábado, 17, a equipe participa de um Natal solidário na localidade, prestando apoio logístico para a distribuição de 585 chesters doados por uma grande empresa do ramo alimentício.

Além do Bairro Tapera, o Projeto Arapuã prevê a criação de um empreendimento social similar na reserva extrativista marinha do Pirajubaé.

Em novembro, o projeto ganhou destaque em um informe global da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre ações relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Evento de integração

Criada por alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o time Esag Udesc Enactus passou a contar este ano com acadêmicos do Centro de Artes (Ceart) e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

No início deste mês, a equipe – que conta atualmente com 22 estudantes – reuniu familiares e parceiros para um evento de integração no Auditório da Udesc Esag.

O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e contou com a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, gestores e docentes de diferentes centros, dentre eles o primeiro coordenador do time, Nério Amboni.

"Foi a segunda vez que fizemos este evento, que pretendemos tornar uma tradição no time, é um momento importante para os familiares e amigos entenderem o que fazemos", afirma a estudante Betina Harger Silveira, coordenadora geral da equipe.

Primeiro time em SC

Criado no início de 2015, o Time Enactus Esag Udesc é a primeira equipe catarinense a fazer parte da organização internacional. Além dos projetos sociais, os estudantes já participaram de duas competições nacionais.

A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que visa conectar estudantes universitários, lideranças acadêmicas e da sociedade para promover o empreendedorismo por meio de projetos com impacto social.

Está presente atualmente em 36 países e mais de 1,7 mil universidades, mobilizando a participação de quase de 70 mil estudantes e impactando na vida de mais de um milhão de pessoas.

Acesse: Leia mais:

26/07/2016 - Ação de alunos da Udesc visa criar empreendimento social em reserva extrativista de Florianópolis

12/07/2016 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em Fortaleza

22/07/2015 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em São Paulo

18/03/2015 - Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h