Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/07/2022-17h59

Projeto de estudante de doutorado precisa de voluntários para site colaborativo

 
Você conseguiria identificar a emoção de alguém apenas pela voz?  Quais são os sinais que você analisa para reconhecer emoções além da voz?  Essas perguntas levaram o aluno de Doutorado em Engenharia Elétrica Rafael Kingeski, a desenvolver um site  onde voluntários podem gravar áudios expressando emoções e avaliar os áudios de outras pessoas.  A ideia do projeto surgiu com a criação de uma base de dados em estúdio durante sua pesquisa do mestrado, onde trabalhou com o mesmo tema.   

O objetivo agora no doutorado, segundo Rafael, é alimentar ainda mais essa base de dados para reconhecimento de emoções através da voz, em português brasileiro, que possa ser útil em análise de processamento de sinais de voz para reconhecimento de emoções genuínas, além disso os participantes podem se beneficiar aprendendo um pouco mais sobre como expressar e reconhecer emoções.    O projeto é orientado pelo professor Aleksander Paterno.  

Quem tiver interesse de participar de forma anônima, deve acessar o site www.emossonico.com e escolher as opções de gravar áudios curtos de forma espontânea, simulando qualquer emoção, ou de forma induzida, assistindo a vídeos, jogos ou através de imagens. Os voluntários também podem optar em apenas avaliar os áudios, reconhecendo ou não as emoções gravadas.    

Atualmente no Brasil não há nenhuma base de dados de voz com emoções de livre acesso, não há site para coleta nem para compartilhar os áudios coletados em pesquisas. “Desconheço inclusive em outros idiomas e outros países sites similares, o que temos são sites colaborativos de gravação de vozes com outros objetivos como por exemplo para sotaques ou para processamento de voz para conversão de áudio em texto”, Informou Rafael.   

segundo Rafael é possível reconhecer as emoções apenas pela voz.  Alguns estudos conseguem uma taxa de acerto acima de 90% com bases de dados atuadas, e acima de 70% com emoções genuínas, porém pode-se utilizar outros dados em conjunto com a voz para aumentar a exatidão como expressões faciais, sinais biomédicos (eletroencefalograma, eletrocardiograma, condutividade da pele), entre outros.  É possível também com esta pesquisa por exemplo, avaliar se as percepções das emoções variam de um idioma para outro.

Quanto a aplicações, a pesquisa pode ser utilizada por exemplo em: Avaliação de serviço de call centers; Monitoramento de emoções negativas (podendo ser para uso pessoal ou para auxílio no diagnóstico e transtornos); Robótica; Avaliação de interface humano-computador; e em Jogos. 

Mais informações no site www.emossonico.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville 
Comunicacao.cct@udesc.br  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h