Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2018-14h48

Projeto desenvolvido em curso de graduação da Udesc é destaque na Mostra Jovens Designers

Linha de azeites Dóro foi desenvolvida por Ísis Conceição como projeto de graduação do curso de Design da Udesc. Imagem: Divulgação
Uma linha de azeites de oliva envasados em garrafas de cerâmica que os protegem totalmente da luz, com dosador exclusivo em forma de pipeta, o qual facilita a retirada do produto. Esse foi o projeto desenvolvido por Ísis Conceição como trabalho final do curso de Design Industrial do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – selecionado para a 6ª edição da Mostra Jovens Designers, que ocorre até 2 de maio no Parque Villa-Lobos em São Paulo.

A mostra conta com projetos nas áreas de produto, gráfico e moda, tendo como intuito estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Para esta edição do evento foram selecionados 88 projetos de 34 universidades de todo o país.

O projeto desenvolvido por Ísis, formada em março de 2017 pela Udesc Ceart, também está entre os trabalhos que receberam o troféu destaque pelo júri da mostra. “Tive a oportunidade de conhecer de perto a mostra quando Florianópolis sediou a Bienal de Design [2015]. A proposta do evento é muito bacana, por dar a oportunidade de estudantes de design de todo o Brasil apresentarem seus projetos. Quando recebi o e-mail da organização avisando que havia sido selecionada, fiquei muito feliz e realizada. Imagina como foi descobrir que ele foi um dos projetos destaque nessa edição!”, comenta Ísis.

Sobre o projeto


“O que me levou a desenvolver o projeto foi a vivência/experiência ao me servir em restaurantes. Percebi o quão comum era a garrafa ficar suja após o manuseio. Me perguntava sempre ‘como poderia me servir sem precisar 'virar' a garrafa?’. Até que um dia tive o insight da solução: utilizar uma pipeta (ou conta-gotas) para se servir”, conta Ísis sobre o projeto, orientado pelos professores Célio Teodorico e David Omar Núñez Diban, e defendido no segundo semestre de 2016 na Udesc.

Segundo Ísis, o nome da linha projetada - Dóro - que do grego significa 'dádiva', representa a importância da oliva para a humanidade.  A designer comenta: "O formato da garrafa é resultado do processo de redesign das ânforas gregas, vasos de cêramica que dentre as demais funções, armazenavam e transportavam água, vinho e óleos"

Além do azeite de oliva extra virgem, a linha proposta conta com quatro sabores de azeites aromatizados: manjericão, alecrim, orégano e alho com pimenta. Outro diferencial do projeto é a possibilidade de reutilização das garrafas após o término do azeite, por meio de embalagens refil. A sustentabilidade também aparece como um dos eixos desta edição da Mostra Jovens Designers, como afirma o designer Auresnede Pires Stephan (Eddy), curador do evento:

"Esta edição reflete as transformações que o segmento da criação industrial vem sofrendo nos últimos anos. De um lado, a forte inserção dos recursos digitais nas áreas do design gráfico e, por outro, o resgate dos conceitos artesanais, das produções customizadas e a preocupação ambiental”.

Projetos desenvolvidos na Udesc Ceart se destacam nacionalmente e internacionalmente

 

Diversos projetos desenvolvidos no curso de Design da Udesc têm sido destaque em âmbito nacional e internacional. É o caso dos projetos selecionados em 2017 e 2016 para a Global Grad Show - exposição realizada durante a Semana de Design de Dubai, nos Emirados Árabes.

Um deles, desenvolvido por Karolina Westfal Buratto – uma chaleira elétrica projetada para facilitar o cotidiano de pessoas com deficiência visual – foi citado, inclusive, na revista Forbes – publicação de negócios e economia dos Estados Unidos. A publicação trouxe em seu site, em novembro de 2016 um texto sobre os cinco conceitos de Design que podem mostrar o futuro das residências – e a chaleira projetada pela egressa da Udesc foi um dos destaques.

A maioria dos projetos que tem alcançado destaque origina-se nas disciplinas de Prática Projetual em Design Gráfico ou Industrial e Projeto de Graduação. Alguns projetos, inclusive, são levados adiante após o término da graduação e são implementados, tornando-se realidade.

É o caso do egresso Mauricio Paiva, que desenvolveu na Udesc em 2015 um protótipo de livro de história em quadrinhos sobre a vida e obra de Franklin Cascaes e, em 2017, lançou a publicação com recursos da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Também a egressa Leticia Ratkiewicz levou adiante um projeto iniciado na universidade – Kosme, um aplicativo de astronomia para jovens estudantes que recebeu patrocínio por edital do Ministério das Comunicações e hoje encontra-se para download gratuito na Google Play Store.

Joseph Nys também é outro designer formado pela Udesc Ceart que apostou no projeto desenvolvido para a conclusão do curso de graduação. Em 2012 ele iniciou um curta-metragem de animação em stop motion e, ao longo desses anos, foi contemplado com editais e formou equipe de trabalho, contou com parceiros e apoiadores para o desenvolvimento do curta Almofada de Penas – lançado em março deste ano em Florianópolis. O filme foi selecionado, inclusive, para o Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior e mais importante festival de cinema de animação do mundo.

Saiba mais sobre o curso em udesc.br/ceart/design.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Mostra Jovens Designers

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Linha de azeites Dóro, desenvolvida por Ísis Conceição. Imagem: Divulgação
  • O projeto conta com embalagens refil para reutilização das garrafas. Imagem: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h