Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2017-13h02

Projeto Família no Museu, da Udesc, realiza encontro no Masc em junho

Imagem da instalação performativa Máquina Orquestra. Foto: Divulgação
Promover a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias nos museus de Florianópolis é o objetivo do Projeto Família no Museu, coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No dia 3 de junho, a partir das 15h, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) vai receber o evento Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte.

A programação conta com a instalação Máquina Orquestra, do Projeto Claraboia, três exposiçõesPalavra em Movimento, Umas e Outros e Masc 6x3 — e uma oficina para os participantes inscritos.

O evento é gratuito. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha de inscrição até o dia 1º de junho com nome completo do participante, quantos familiares irão acompanhá-lo no encontro, entre outras informações, e enviar esses dados para o e-mail familianomuseu@gmail.com. Para mais informações, também é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3664-8314.

O Projeto

O programa de extensão Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte é realizado pela Udesc e existe desde 2012. Desde então, já foram registrados mais de 20 encontros promovidos pelo projeto nos museus da Capital. A ação busca instigar a participação das famílias nos espaços dedicados à arte e cultura através do desenvolvimento de atividades que buscam proporcionar uma experiência completa a todos os que frequentam esses locais.

Sobre as atrações

Na instalação Máquina Orquestra, um conjunto de esculturas eletrônico-mecânicas, ligadas a esculturas sonoras, lê e processa dados inscritos em bobinas de papel, enquanto o grupo O Grivo realiza uma performance improvisada.

Palavra em Movimento apresenta caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de outros materiais coletados de trabalhos realizados nos últimos trinta anos por Arnaldo Antunes.

Com trabalhos de diversos artistas, Umas e Outras reúne fotografias, vídeos e outras obras do acervo do Masc. A maior parte da mostra foi doada recentemente por artistas de várias regiões do Brasil.

A intenção do projeto Masc 6x3 é trazer obras emprestadas por colecionadores ao museu, para que pesquisadores e estudantes possam utilizá-las como objeto de estudo. A primeira obra a ocupar a parede do Masc é Paisagem, do pintor Antônio Parreiras, emprestada por Marcelo Collaço.

Serviço:

O QUÊ: Família no Museu - um encontro inclusivo.
QUANDO: 3 de junho, entre 15h e 17h.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
INSCRIÇÕES: Enviar ficha de inscrição para o e-mail familianomuseu@gmail.com até 1º de junho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h