Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2017-17h11

Rádio Udesc FM completa 20 anos com programação especial em três municípios

 
Rádio fez selo comemorativo para marcar data de aniversário de duas décadas - Arte: Gabriela Oliveira
No segundo semestre deste ano, as três emissoras da Rádio Udesc FM, a primeira rádio educativa pública de Santa Catarina, completam 20 anos de atividades.

Para comemorar a data, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta sexta-feira, 23, uma programação especial, com apresentações musicais, concursos e outras atividades em Florianópolis (100,1 MHz), Lages (106,9 MHz) e Joinville (91,9 MHz), cidades catarinenses que contam as emissoras.

A principal atração do calendário comemorativo é o espetáculo "A Era do Rádio, de Cole Porter a Noel Rosa", com participação da Orquestra Acadêmica da Udesc, da Big Band Udesc e do Grupo de Choro da Udesc. O show usa performances instrumentais para retratar diversos momentos da história do rádio no Brasil e no mundo.

A apresentação, em parceria com o projeto Interiorizando Ceart, será realizada em três datas: 10 de agosto, às 20h, em Joinville no Teatro Juarez Machado; 11 de agosto, às 20h, em Florianópolis, no CIC; e em Lages, no Teatro Marajoara, com data ainda a ser definida.

Outra atração marcante será o 4º Festival de Bandas da Udesc – Grandes Encontros, em 28 de junho, às 20h30, no CIC, em Florianópolis. Neste ano, o festival contará com participações de músicos formados pela universidade que integram as bandas Skrotes, Parafuso Silvestre e Bruna Nogueira e Banda, que dividirão o palco com o Dazaranha.

Em 31 de agosto, na Capital, está marcado o Misturada Musical Rádio Udesc FM 20 anos, também com Dazaranha, das 12h às 13h, no pátio do Campus I da Udesc no Bairro Itacorubi. A apresentação gratuita é voltada a alunos do campus, mas também aberta à comunidade, e terá transmissão ao vivo pela fanpage oficial da Udesc no Facebook.

Já em Joinville, está agendado o Udesctock 20 anos Rádio Udesc, em novembro, com apresentações de bandas da região, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). E, em Lages, serão organizadas apresentações com bandas locais. Os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade. Mais informações serão divulgadas em breve.

Em Joinville, está agendada também uma sessão especial em homeangem à Rádio Udesc FM na Câmara Municipal para 6 de dezembro.

Concurso de jingle e trilha musical

Os 20 anos da emissora também motivaram o lançamento do 1º Concurso de Jingle e Trilha Sonora da Rádio Udesc FM, destinado exclusivamente para alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), da Udesc.

O edital prevê premiação de R$ 4 mil para o melhor jingle produzido pelos estudantes participantes com a temática dos 20 anos da rádio, além de R$ 2 mil para a melhor trilha sonora sobre a rádio. As duas peças sonoras serão utilizadas na programação das três emissoras.

O edital deve ser lançado em julho. As produções serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por três professores do Departamento de Música da Udesc Ceart e três servidores da Rádio Udesc FM Florianópolis, a partir de critérios como qualidade, originalidade e brasilidade.

As peças vencedoras serão apresentadas em agosto nas três emissoras e nos eventos alusivos aos 20 anos das rádios.

Programas e entrevistas especiais

A Rádio Udesc FM está preparando, nas três emissoras, atrações especiais aos ouvintes sobre a data comemorativa, diariamente, durante a programação normal. Estão previstas entrevistas com bandas e músicos locais que ganharam visibilidade com o apoio da Rádio Udesc FM, além de bate-papos com fundadores das estações, que contarão casos e curiosidades da história das rádios.

Em Florianópolis, uma parceria com a graduação e a pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e a Rádio Udesc FM resultará em um novo programa sobre o veículo de comunicação rádio, sua história e atualidades, a partir de agosto, com duração de meia hora.

Na estação de Joinville, haverá a nova temporada do programa "Som de Joinville", com um espaço dedicado à música autoral e produção local. Na emissora de Lages, está prevista a volta do programa "Udesc e a Comunidade", que destaca os cursos de extesão oferecidos pela universidade na região.

Valorização da produção regional

A Rádio Udesc FM transmite programas educativo-culturais, difundindo o conhecimento científico, tecnológico, artístico, desportivo e cultural, e as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Udesc.

As emissoras também contam com uma programação musical que valoriza os artistas catarinenses, além de clássicos de MPB, jazz, pop e rock nacional e internacional, sem comerciais.

A rádio pode ser ouvida também pela internet, em www.udesc.br/radio.

Um breve histórico

A primeira emissora da Rádio Udesc FM entrou no ar em outubro de 1997, em Joinville, em caráter experimental, e em 15 de novembro, em definitivo. A cantora joinvillense Ana Paula Silva, reconhecida internacionalmente, lembra que, naquela época, a estação foi a primeira a transmitir uma composição de sua autoria. A emissora de Joinville funciona atualmente no Centro da cidade.

Em Florianópolis, a estação estreou em dezembro de 1997, às 18h, com o Hino Nacional e o Hino de Santa Catarina. "A rádio está no ar", dizia o professor Mario Cesar Moraes, empolgado, segurando um rádio de pilha, para as pessoas que estavam na sala da Coordenação do Vestibular Vocacionado da Udesc.

Inicialmente, a estação funcionou com equipamentos cedidos pela Secretaria Estadual de Educação, que à época tinha projetos de instalar uma emissora de televisão educativa. A primeira torre de transmissão, de cinco metros de altura, ficava em cima do prédio da Reitoria e o sinal da rádio era recebido somente na Bacia do Itacorubi. Hoje, a antena fica no alto do Morro da Cruz, no Centro da Capital.

Já a emissora de Lages entrou no ar em agosto de 1998, às 20h, com "Let it Be", dos Beatles. "A música foi tocada em uma fita k-7, que era minha", recorda o coordenador da época e diretor-geral do campus, Ademir José Mondadori, hoje professor aposentado.

A estação foi instalada em um espaço de aproximadamente 10 metros quadrados, dentro do CTG Querência Universitária, no Galpão Crioulo, lugar de confraternização dos estudantes apreciadores da cultura gaúcha e nativista. Hoje funciona em uma área com mais estrutura no campus da Udesc Lages.

As três emissoras receberam a outorga de funcionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro de 1993, em ato publicado no Diário Oficial da União. A Udesc teve, a partir desse período, o prazo de dois anos para instalação e entrada em operação em caráter experimental e definitivo. Houve pedido de prorrogação do prazo e, em 1997, foi apresentado ao Ministério das Comunicações o projeto de instalação das estações.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC