Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2017-15h31

Rádio Udesc FM Lages tem potência de sinal triplicada a partir desta terça

Emissora transmite informações sobre a universidade e também tem programação musical - Foto: Divulgação
A emissora de rádio da Universidade do Estado de Santa Catarina Catarina (Udesc) localizada no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, teve o alcance de sinal triplicado a partir desta terça-feira, 21.

A Rádio Udesc FM Lages, sintonizada em 106,9 MHz e também pelo site da estação, foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a aumentar a potência dos transmissores de 300 para quase 800 watts, o que possibilita ter acesso à programação da emissora também em municípios vizinhos a Lages.

O projeto de viabilidade foi encaminhado ao órgão federal pela Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) no primeiro semestre deste ano. Nesta semana, a Anatel concedeu a autorização para alteração da potência.

"É um ganho importante para a rádio e também para a comunidade de Lages e região, que terá mais acesso a uma programação educativa exclusiva, com muita música e informação sobre o ensino, pesquisa e extensão da universidade", afirma o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.

Primeira rádio educativa pública de SC, a Rádio Udesc FM, que tem emissoras também em Florianópolis (100,1 MHz) e Joinville (91,9 MHz), completou 20 anos de operações em 2017 com uma programação comemorativa

"Temos trabalhado para desencapsular a universidade, ou seja, levar a instituição cada vez mais perto da comunidade. E a Rádio Udesc tem papel preponderante nesse sentido", diz o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

A obtenção da licença pela Anatel para melhorar o sinal da emissora faz parte do Projeto Imagem Udesc, integrante do Plano de Gestão 2016-2020.

Valorização da produção regional

A Rádio Udesc FM transmite programas educativo-culturais, difundindo o conhecimento científico, tecnológico, artístico, desportivo e cultural e as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

As emissoras também contam com uma programação musical que valoriza os artistas catarinenses, além de clássicos de MPB, jazz, pop e rock nacional e internacional, sem comerciais.

Em Lages, a emissora é coordenada pela jornalista Heloíse Guesser. Confira a programação local.

Breve histórico

A primeira emissora da Rádio Udesc FM entrou no ar em outubro de 1997, em Joinville, em caráter experimental, e em 15 de novembro, em definitivo. Em Florianópolis, a estação estreou em dezembro de 1997, às 18h, com o Hino Nacional e o Hino de Santa Catarina. 

Já a emissora de Lages entrou no ar em agosto de 1998, às 20h, com "Let it Be", dos Beatles. A estação foi instalada em um espaço de aproximadamente 10 metros quadrados, dentro do CTG Querência Universitária, no Galpão Crioulo, lugar de confraternização dos estudantes apreciadores da cultura gaúcha e nativista. Hoje funciona em uma área com mais estrutura no campus da Udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Emissora transmite informações sobre a universidade e também programação musical
  • Equipe da Rádio Udesc FM Lages, coordenada pela jornalista Heloise Guesser
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h