Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/05/2018-17h52

Segundo dia da Jornada de Administração da Udesc aborda empreendedorismo e tecnologia

 
Carioni, da Fundação Certi, fala sobre a Sinapse da Inovação Foto: Ana Quinto/Ascom Udesc Esag 
A 4ª Jornada Acadêmica de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) continua com palestras e painéis na tarde e noite desta quarta-feira, 16, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.  Voltada aos alunos da graduação em Administração Empresarial da Udesc Esag, a Jornada encerra nesta quarta a programação de dois dias.

Os encontros do período da tarde trataram de apoio ao empreendedorismo, big data, recursos humanos e inovações nas estratégias de marketing e no processo produtivo.

Veja aqui a programação completa da jornada.

Big data

No início da tarde, os estudantes puderam conhecer melhor o trabalho da Neoway, empresa que usa o big data (coleta e processamento de dados em grande quantidade) para oferecer serviços de inteligência de mercado a empresas. Os palestrantes Thiago Cherem e Leonardo Giacometti trabalham na área de sucesso de cliente da Neoway e são também alunos de graduação em Administração na Udesc Esag.

Ao explicar o trabalho da empresa aos colegas, no auditório da Udesc Esag, Thiago Cherem destacou a importância do big data na prospecção de mercado: “Hoje é possível atuar no mercado sem fazer uso do big data, mas só até o momento em que seu concorrente começar a usar”. Para oferecer o serviço, a Neoway utiliza mais de 13 mil bancos de dados e oferece uma plataforma que organiza esses dados em informações úteis aos clientes.

Empreendedorismo

Leandro Carioni, diretor-executivo da Fundação Certi, falou aos alunos sobre a “Sinapse da Inovação como ferramenta de apoio ao empreendedorismo”. Durante a apresentação, os estudantes de Administração puderam conhecer melhor o programa, que apoia – com recursos, conhecimento e interação com investidores e potenciais clientes – a transformação de uma ideia numa empresa inovadora.

De acordo com Carioni, o Sinapse da Inovação é hoje “o programa do tipo que mais criou empresas no Brasil”. Os empreendedores se candidatam, passam por um processo seletivo e os mais promissores recebem apoio, inclusive por meio de bolsas, para que se dediquem exclusivamente a viabilizálas. “Já foram submetidas 8.400 ideias, que geraram 489 empresas, 83% das quais continuam ativas”, relata.

RH, marketing e inovação

Ainda durante a tarde, os alunos da graduação em Administração da Udesc Esag discutiram recursos humanos – num painel (Esag Udesc e RD) e numa palestra (IEL/Fiesc) -, estratégias de marketing (Moochacho Burrito Bar) e inovações no processo produtivo (Intelbras).

Á noite, a jornada continua com palestras sobre o mercado das empresas de tecnologia, com uma apresentação sobre o ecossistema de inovação de Florianópolis (Acate) e os cases de sucesso da startup Decora e da empresa Softplan, além de um painel com relatos de egressos da Udesc Esag.

A 4º Jornada Acadêmica tem a organização conjunta do Centro Acadêmico de Administração Empresarial (Caemp) e do Departamento de Administração Empresarial (DAE) da Udesc Esag.

Mais informações podem ser obtidas com o centro acadêmico, pelo e-mail caemp.esag@gmail.com  ou na página do Caemp no Facebook.

Leia mais:

16/05/2018 - Jornada de Administração da Udesc tem inovação, grandes empresas e aulas sobre neuromarketing 
15/05/2018 - Empreendedores relatam suas experiências a alunos da graduação em Administração da Udesc 
14/05/2018 - Jornada Acadêmica de Administração Empresarial da Udesc começa nesta terça 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC