Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/08/2017-15h17

Semana Acadêmica de Economia começa com palestras na Udesc, em Florianópolis

Evento no Plenário da Udesc abriu programação. Fotos: Ana Prieto/Ascom
Estudantes, professores e demais interessados lotaram o Plenário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na noite da última sexta-feira, 11, para acompanhar a abertura da 6ª Semana Acadêmica de Economia, que conta com eventos até esta quarta-feira, 16.

Com o tema  “De Floripa para o mercado financeiro - a trajetória daqueles que começaram aqui”, o evento inaugural contou com apresentações de três convidados sobre formação acadêmica e inserção profissional.

Participaram do encontro dois egressos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e um economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Atuaram como palestrantes João Pedro Annarumma e Eduardo Gostisa, do BTG Pactual, banco brasileiro de investimentos e gestão patrimonial, e João Victor Carminatti, da Stark Capital, que trabalha com fusões e aquisições de pequenas e médias empresas.

A programação prosseguiu na manhã desta segunda-feira, 14, com uma apresentação do Clube de Finanças da Esag, relatando como foi a preparação e a participação dos acadêmicos da organização em competições universitárias este ano. Uma liga de mercado financeiro universitária, instituída na Udesc Esag em 2016, o clube está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos membros até esta sexta-feira, 18, pelo link bit.do/chegue-la20172.

Programação

Mais três encontros completam a Semana Acadêmica de Economia nos próximos dias. Duas palestras ocorrem nesta terça-feira, 15. Às 9h30, o bacharel de Ciências Econômicas João Henrique Cizeski Balestrin, formado pela Udesc Esag em 2015, apresentará o estudo "Instituições e crescimento econômico: uma análise para países com diferentes graus de desenvolvimento", resultado de seu trabalho de conclusão de curso e vencedor do XIX Prêmio Catarinense de Economia 2016.

Em seguida, às 10h, os professores Fernando Pozzobon e Marianne Stampe promovem uma conversa com os alunos sobre a vida acadêmica e os desafios do mestrado e doutorado em Economia. O encontro terá participação por videoconferência de docentes dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal do Paraná (Ufpr).

O encerramento da programação será na quarta-feira, 16, às 10h, com a palestra "As condições necessárias para a criatividade, a inovação e o desenvolvimento econômico", ministrada pelo mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitor Wilher.

Minicursos

Além das apresentações, a programação inclui uma série de minicursos sobre temas como Excel, Gretl e Finanças Pessoais, entre outros, voltados aos acadêmicos. Inscrições e mais informações devem ser obtidas diretamente no Departamento de Ciências Econômicas (DCE) da Udesc Esag.

Voltados aos estudantes do curso de Ciências Econômicas, os eventos são promovidos pelo Centro Acadêmico de Economia (CadE), pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCE) e pelo Clube de Finanças Esag.

6ª Semana Acadêmica de Economia da Udesc Esag – Programação

Terça-feira, 15, às 9h30, no Auditório da Udesc Esag.
Palestra: "Instituições e crescimento econômico: uma análise para países com diferentes graus de desenvolvimento", com João Henrique Cizeski Balestrin, vencedor do XIX Prêmio Catarinense de Economia 2016.

Terça-feira, 15, às 10h, no Auditório da Udesc Esag.
Debate com professores Fernando Pozzobon e Marianne Stampe sobre desafios do mestrado e doutorado em Economia.

Quarta-feira, 16, às 10h, no Auditório da Udesc Esag.
Palestra "As condições necessárias para a criatividade, a inovação e o desenvolvimento econômico? com Vitor Wilher, mestre em Economia pela UFF.

Leia mais:

11/08/2017 - Egressos da Udesc recebem Prêmio Catarinense de Economia em evento na Fiesc, em Florianópolis

04/08/2017 - Semana Acadêmica de Economia promove palestras e minicursos a partir da próxima sexta, na Capital

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento no Plenário da Udesc abriu programação
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h