Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2017-15h11

Seminário na Udesc debate relatório sobre situação da criança e do adolescente em Florianópolis

Evento foi realizado no Auditório da Esag. Fotos: Ana Carolina Prieto/Ascom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, o Seminário “Um olhar para os direitos das crianças e adolescentes em Florianópolis", realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O encontro reuniu gestores do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis (SGDCA), docentes e acadêmicos, e visou apresentar e debater o Relatório Sinais Vitais 2016, que este ano é voltado à temática da criança e do adolescente.

Produzido pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o documento – elaborado por meio de um processo participativo que mobilizou organizações da sociedade civil e outros atores fundamentais do sistema – identifica áreas prioritárias e desafios no município, gerando informações para orientar decisões e políticas públicas.

A abertura do encontro foi conduzida pelas professoras Carolina Andion e Aghata Gonsalves, ambas ligadas à Udesc Esag e ao Icom, e Mariane Maier Nunes, gerente-executiva do instituto. A diretora de Extensão da Esag, Ivoneti Ramos da Silva, representou a direção de centro e o reitor.

Debate com especialistas

O seminário contou com a participação de cinco especialistas envolvidos na coprodução do relatório, que teve como base os cinco direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cada palestrante abordou uma área.

A médica Ana Cristina Vidor, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Florianópolis, abordou o direito à vida, saúde e alimentação. Entre os pontos destacados estiveram gravidez na adolescência, mortalidade infantil, taxa de cesárea, incidência de doenças e vacinação.

A pedagoga Viviane Silva da Rosa, formada pela Udesc e professora na Secretaria Estadual de Educação, falou sobre o direito à educação, apresentando um panorama da área em Florianópolis.

A psicopedagoga Roberta Garcia de Almeida, professora da Prefeitura de Florianópolis, tratou do direito à cultura, esporte e lazer. Ela abordou questões como leis de incentivo no município e a promoção de políticas públicas e eventos relacionados à área.

A professora Andrea Lohmeyer Fuchs, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou o respeito à integridade física, psicológica e moral. Foram comentados temas como assistência social às famílias, vulnerabilidade social, renda familiar e gastos do poder público.

E a colaboradora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho em SC, Inge Ranck, falou sobre o direito à profissionalização e proteção no trabalho. Ela comentou os tipos de trabalho infantil encontrados na Capital e os problemas e consequências que isso acarreta na vida de crianças e adolescentes.

Parcerias

O seminário foi promovido em parceria pelo Icom, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e o Laboratório de Educação para a Sustentabilidade (Leds), os dois últimos ligados à Udesc Esag.

Na manhã da última terça-feira, 21, a Udesc também recebeu outro debate sobre o Relatório Sinais Vitais 2016, promovido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), o Icom e diversos parceiros.

Os dois eventos integraram a Semana de Lançamento do Sinais Vitais Criança e Adolescente 2016, que marca o aniversário da cidade e cuja programação será encerrada nesta quinta-feira, 23, com a realização de uma série de oficinas para crianças, adolescentes e seus familiares, entre 9h e 16h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Capital.

Este é o segundo ano que a Udesc Esag recebe o o lançamento do Relatório Sinais Vitais – a primeira edição, que traçou um amplo panorama da cidade a partir de diferentes indicadores, foi apresentada em março do ano passado, também no centro de ensino.

Leia mais:

21/03/2017 - Situação da criança e do adolescente é tema de debate na Udesc em Florianópolis

22/03/2016 - Documento que lista avanços e desafios de Florianópolis é lançado na Udesc

10/07/2015 - Projeto de desenvolvimento institucional feito em parceria com Udesc contempla 15 organizações

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento foi realizado no Auditório da Esag
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h