Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2014-17h59

Sistema para melhorar estradas rurais de Lages é lançado na Udesc

Estradas do município estão sendo mapeadas pela Udesc Lages - Foto: Cao Ghiorzi

Foi apresentado nesta sexta-feira, 26, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, o Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger) do município. O sistema, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, é um conjunto de medidas para melhorar a qualidade das estradas do interior.

A Udesc Lages é parceira do projeto, alimentando o banco de dados por meio do mapeamento de todas as estradas. Os trabalhos de identificação são coordenados pelo professor de Engenharia Florestal Marcos Schimalski. Segundo ele, já foram mapeados cerca de 1,8 mil quilômetros de um total de mais de dois mil.

O levantamento é feito por duas frentes de trabalho: uma a campo, com a utilização de GPS, onde são identificadas estradas, pontes, bueiros, postos de saúde e patrimônios públicos; outra por meio da classificação de imagens de satélite, disponibilizadas pelo Governo do Estado.

A previsão é que até novembro seja lançado um mapa das estradas municipais. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, 320 quilômetros de vias foram recuperados em 2014. "A melhoria das estradas é nossa prioridade máxima. E a Udesc Lages tem papel muito importante neste trabalho", afirma Savian.

Benefícios do sistema

O secretário explica que o banco de dados é um dos componentes do sistema, que abrange também o atendimento da população, a sinalização e o endereçamento das estradas, a normatização, além da manutenção das vias. "Ficará muito mais fácil atender alguém que esteja buscando os serviços da secretaria. Saberemos qual é exatamente a localização, o endereço dessa pessoa", exemplifica Savian.

Em médio prazo, os dados terão outras aplicações. A intenção é disponibilizar o mapeamento na internet para que os cidadãos possam acessá-lo. "É uma tecnologia sendo colocada a serviço da sociedade", comenta o professor Marcos Schimalski.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h