Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2017-16h07

Situação da criança e do adolescente é tema de debate na Udesc em Florianópolis

Debate abordou o Relatório Sinais Vitais 2016, voltado à temática da criança e do adolescente. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom
Representantes de organizações governamentais e da sociedade civil, docentes e acadêmicos participaram na manhã desta terça-feira, 21, de um debate sobre as políticas públicas para a primeira infância e seus desafios no Estado e no País, realizado no Plenário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

O evento foi organizado pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e diversos parceiros, incluindo professores e acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Na Udesc Esag, a realização do encontro mobilizou integrantes do grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão e do programa de extensão Observatório Floripa Cidadã. O debate também contou com a participação de representantes do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC).

Relatório Sinais Vitais 2016

Parte de uma ampla programação relacionada ao aniversário da cidade, o encontro abordou o Relatório Sinais Vitais, que identifica áreas prioritárias e desafios no município, gerando informações para orientar decisões e políticas públicas. Este ano, o documento é voltado à temática da criança e do adolescente.

Produzido pelo Icom, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o relatório – lançado oficialmente esta semana – foi elaborado por meio de um processo participativo que mobilizou organizações da sociedade civil e outros atores fundamentais do sistema.

No encontro desta terça, o documento foi brevemente apresentado por Aghata Gonsalves, representante do Icom e também docente da Udesc Esag. Outros três convidados participaram do debate.

Debatedores

O professor Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), líder da Raps, falou sobre as políticas públicas na primeira infância e perspectivas futuras na área.

O professor Leonardo Secchi, pró-reitor de Planejamento da Udesc e também líder da Raps, fez uma análise dos conteúdos apresentados pela ótica da gestão pública.

E a coordenadora da Casa Semente Viva, a jornalista Scheila Cristina Frainer Yoshimura, abordou o trabalho pela ótica da sociedade civil coproduzindo política pública em Florianópolis.

Diversos pesquisadores ligados à Udesc Esag participaram do encontro, incluindo os docentes Valério Turnes, Paula Schommer e Luciana Ronconi, além de estudantes de Administração Pública.

O reitor da Udesc foi representado na ocasião pelo pró-reitor de Extensão, Napoleão Bernardes; e a diretora de Extensão da Esag, Ivoneti Ramos da Silva, representou a direção de centro.

Apresentação nesta quarta

Outro evento relacionado ao Relatório Sinais Vitais 2016 será realizado nesta quarta-feira, 22, às 9h, no Auditório da Udesc Esag.

Aberto ao público, o encontro terá a apresentação do documento por especialistas envolvidos na sua coprodução, seguido de um debate com gestores do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis (SGDCA), professores, acadêmicos e demais interessados.

O evento é promovido em parceria pelo Icom, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e o Laboratório de Educação para a Sustentabilidade (Leds), os dois últimos ligados à Udesc Esag.

Os participantes receberão uma edição impressa do relatório, que também será disponibilizado no site do Icom.

Encerramento

A programação da Semana de Lançamento do Sinais Vitais Criança e Adolescente 2016 será encerrada na quinta-feira, 23, com a realização de uma série de oficinas para crianças, adolescentes e seus familiares, entre 9h e 16h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Capital.

Este é o segundo ano que a Udesc Esag recebe o o lançamento do Relatório Sinais Vitais – a primeira edição, que traçou um amplo panorama da cidade a partir de diferentes indicadores, foi apresentada em março do ano passado, também no centro de ensino.

Leia mais:

20/03/2017 - Udesc recebe esta semana dois eventos sobre situação da criança e do adolescente na Capital

22/03/2016 - Documento que lista avanços e desafios de Florianópolis é lançado na Udesc

10/07/2015 - Projeto de desenvolvimento institucional feito em parceria com Udesc contempla 15 organizações

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Debate abordou o Relatório Sinais Vitais 2016, voltado à temática da criança e do adolescente
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h