Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2015-13h16

Tese de doutorado de técnica da Udesc associa bailes de idosos à prevenção de doenças cardiovasculares

Fernanda estudou benefícios dos bailes á saúde
Baile de idosos: associação entre nível de atividade física e marcadores de risco para doenças cardiovasculares” é o tema da tese de doutorado de Fernanda Christina de Souza Guidarini, técnica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será apresentada numa palestra gratuita e aberta à toda a comunidade universitária nesta sexta-feira, 15. A palestra começa às 14h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Fernanda defendeu a tese no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela se licenciou do trabalho na Udesc para cursar o doutorado. Em razão disso, conforme as regras da Resolução 007/2009 do Conselho Universitário da Udesc, a técnica universitária precisa agora compartilhar um pouco do conhecimento adquirido, numa apresentação aberta à comunidade acadêmica.

Prevenção

A pesquisa encontrou uma associação entre a atividade física proporcionada pelos bailes de idosos e a prevenção de doenças cardiovasculares. “Os bailes proporcionam atividade física de lazer e são bastante frequentados por idosos”, explica Fernanda. “Na região de Florianópolis, existe uma ampla e regular oferta de bailes (sete dias por semana) com longa duração (de 3 a 5 horas), mas esse local de prática de dança é pouco estudado em relação à prevenção de saúde”.

O estudo envolveu 118 idosas, divididas em dois grupos. As idosas participantes do estudo usaram acelerômetros para medir o nível de atividade física durante sete dias, 10 horas por dia. Um grupo foi formado aquelas que frequentavam os bailes dançantes e o outro pelas que participavam de bingos e outras atividades menos ativas.

A pesquisa concluiu que os bailes contribuem para uma vida mais ativa e saudável no envelhecimento, proporcionando benefícios à saúde das idosas. As idosas do que foram aos bailes apresentaram menores valores nos fatores de risco para doenças cardiovasculares quando comparadas ao outro grupo. Para obter os resultados foram realizadas também coletas de sangue e urina, medidas da pressão arterial e exame de ultrassonografia das carótidas.

Mais informações podem ser obtidas com a autora do estudo, pelo e-mail fernanda.guidarini@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8626, na Academia de Musculação da Udesc Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h