Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2013-19h41

Tratamento de cervicalgia é tema de primeira dissertação do Mestrado em Fisioterapia da Udesc

Estudo de Marcelo Bracht ajudará fisioterapeutas a fazer opções no tratamento da doença

A manipulação cervical (procedimento em que um fisioterapeuta usa as mãos para executar movimentos específicos na região do pescoço de pacientes) tem efeitos na redução imediata da dor sofrida por pessoas com cervicalgia (doença que atinge essa região, provocando dor e afetando movimentos de braços e mãos). Essa é uma das conclusões da dissertação de Marcelo Anderson Bracht, a primeira produzida no Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A defesa da dissertação foi realizada na tarde desta sexta-feira, 24, no auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da universidade, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. A pesquisa foi orientada pelo professor doutor Márcio José dos Santos. A banca examinadora contou também os professores doutores Jocemar Ilha e Gilmar Santos, da Udesc Cefid, e Paulo Barbosa de Freitas Júnior, da Universidade Cruzeiro do Sul, como membro externo.

Pesquisa

A cervicalgia é um mal comum. Estima-se que 70% da população mundial sofre de dores na região do pescoço em pelo menos uma ocasião durante a vida. Há uma ligação com o controle do movimento dos braços e mãos, levando em alguns casos à incapacidade de realizar esses movimentos. Bracht investigou os efeitos da manipulação cervical sobre a doença sobre a dor e o controle do movimento. Foram detectados efeitos sobre a dor, mas não sobre o controle de movimentos.

A pesquisa foi realizada por meio de um estudo clínico com 30 pacientes com cervicalgia. Eles foram divididos em dois grupos de 15 pessoas, um deles submetido à manipulação cervical e outro a um tratamento placebo (uma simulação da manipulação, propositalmente sem efeito).

Antes e depois do procedimento, eles foram submetidos a uma tarefa de segurar e erguer um copo, enquanto era monitorados por instrumentos eletrônicos para medição da dor, força de preensão das mãos e atividade dos músculos do braço e pescoço. Depois os grupos foram comparados.

Prática baseada em evidências

O Mestrado contribui com a profissão em duas frentes, de acordo com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid, Gilmar Moraes Santos. “Ao mesmo tempo em que formamos novos professores de ensino superior para os cursos de graduação na área, damos suporte à parte clínica, disseminando a prática da fisioterapia baseada em evidências, apoiada em pesquisas científicas produzidas aqui e em outras instituições, uma tendência mundial”, diz Santos.

A defesa da primeira dissertação marca a passagem da fase de implantação para a de consolidação do programa. “Dos 10 alunos que ingressaram na primeira turma do mestrado, em 2011, tivemos hoje a primeira defesa a teremos as outras nove em julho”, informa Santos. “Estamos no caminho certo em direção ao próximo objetivo, a aprovação pela Capes (órgão do Ministério da Educação) para a criação do doutorado”.

Pós-graduação

Pioneiro no Sul do Brasil, o Mestrado em Fisioterapia foi aberto em 2011. Com o apoio de laboratórios e da Clínica Escola da Udesc Cefid, o programa desenvolve pesquisas em duas linhas: controle da postura e do movimento humano e fisioterapia cardiorrespiratória. Além do mestrado, a Udesc Cefid oferece o curso de graduação em Fisioterapia, referência no Estado e avaliado pelo Ministério da Educação entre os melhores do País.

Saiba mais sobre o programa em www.cefid.udesc.br/pos_fisioterapia.

Leia mais:
24/05/2013 - Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Udesc tem defesa de dissertação na segunda


Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Fone: (48) 3321-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h