Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/06/2017-16h15

Udesc adotará nova plataforma de e-mail com vantagens para servidores e alunos

É possível acessar plataforma em nuvem de qualquer dispositivo com internet - Arte: Gabriela Oliveira
A partir do início do segundo semestre letivo, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecerá gratuitamente a todos os servidores e estudantes uma nova plataforma de e-mail institucional, com uma conta personalizada para cada usuário.

O objetivo é modernizar ainda mais a comunicação na universidade, a partir de um sistema único de correio eletrônico, que permite um melhor fluxo de informações.

Além do e-mail pessoal, que terá 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada, a comunidade acadêmica terá acesso a outros aplicativos e benefícios.

Em 1º de agosto, os alunos regularmente matriculados poderão acessar o IdUdesc para criar a conta de e-mail institucional. 

Já a migração dos e-mails dos servidores e das contas administrativas ocorrerá em 6 de setembro, a partir das 20h. A expectativa é de que, até 10 de setembro, todas as contas de técnicos e professores sejam migradas.

Há dez anos, os técnicos e professores da instituição utilizam o sistema Expresso Udesc para acessar a conta corporativa para comunicação interna. O Expresso, porém, não é disponível aos alunos e apresenta limitações, por exemplo, no acesso via celulares e tablets. 

Agora, os três públicos poderão contar com a nova ferramenta, vinculada ao sistema Office 365, da Microsoft, com a mesma interface do Outlook, com acessibilidade em qualquer dispositivo móvel. 

Ao se conectar à nova plataforma, que poderá ser acessada na nuvem através de qualquer navegador, ou instalada em até 15 dispositivos (cinco computadores, cinco smartphones e cinco tablets), os usuários ganharão licenças para utilizar os principais programas da Microsoft, como Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Acess, Publisher e Skype for Business.

Todo o conteúdo pessoal poderá ser armazenado na nuvem da internet, por meio do OneDrive, com capacidade de 1 Terabyte (Tb) por usuário. A plataforma Office 365 da Udesc terá o acesso por meio de uma página específica na internet, a ser divulgada até o fim de julho.

Técnicos e professores terão contas migradas

A tecnologia do Office 365 permite o acesso das informações em qualquer lugar, por meio de login e senha já cadastrados no IdUdesc.

Com a mudança, os técnicos e professores da Udesc terão suas contas migradas do Expresso para o Outlook sem perda do histórico de mensagens e pastas e mantendo os mesmos endereços eletrônicos (@udesc.br). Os sistemas administrativos e acadêmicos também terão atalhos a partir do novo sistema. 

Já os alunos poderão ativar uma conta de e-mail institucional com prefixo @edu.udesc.br, que dará acesso à plataforma Office 365.

Uso do Outlook já é maior e licenciamento será gratuito

Um levantamento realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), com base nas informações de 26.220 alunos, egressos, professores e técnicos inscritos no IdUdesc, mostrou que 46,5% já utilizam o Outlook como plataforma de e-mail pessoal, enquanto 36,9% preferem o Gmail e 6,5%, o Yahoo.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing, além da pesquisa, outro fator determinante para a escolha da plataforma Office 365 frente às demais soluções do mercado foi o custo de licenciamento, que, no caso da Microsoft, é gratuito para a área educacional, entre outras vantagens.

Para o reitor, Marcus Tomasi, a mudança representa um avanço importante na área de tecnologia e comunicação para a universidade e abrirá novos horizontes para melhorias em diversas atividades da instituição.

"O objetivo é tornar a universidade ainda mais moderna, ágil e atualizada com as novas tecnologias oferecidas pelo mercado. Vamos dispor de uma ferramenta de ponta, à altura da nossa instituição", afirma.

Página na internet explicará mudanças com tutoriais

A Setic, órgão responsável pelo projeto, lançará até o fim de julho um site específico para retirar dúvidas sobre a mudança e com manuais para utilização do novo sistema.

A modernização da plataforma de e-mail corporativo da Udesc faz parte do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor Tomasi e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

O pacote Office 365, que inclui o Outlook e os demais aplicativos da Microsoft, já é utilizado com sucesso por outras universidades nacionais e internacionais, como Mackenzie, Pontífica Universidade Católica (PUC), Unicamp, Unioeste, Universidade de Vila Velha, Unisinos, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Aveito, além de órgãos públicos como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nova plataforma pode ser acessada em nuvem de qualquer dispositivo com internet
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h