Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2017-17h33

Udesc cria sala virtual com informações sobre projetos pedagógicos das licenciaturas

Udesc tem atualmente 11 cursos de licenciatura em Joinville, Florianópolis e polos EAD - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criou uma sala virtual na plataforma Moodle para compartilhar informações sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da instituição.

Agora, os servidores podem, por exemplo, acessar as atualizações feitas nos projetos, debater sobre as reformas no fórum de discussão e sugerir modificações.

A iniciativa envolve a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e as direções de Ensino de Graduação dos centros que oferecem licenciaturas (CCT, Cead, Ceart, Cefid e Faed).

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a sala virtual foi aberta com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead) e pode ser acessada com a utilização do CPF e a senha do idUdesc.

"A sala virtual facilitará as reformas dos nossos 11 cursos de licenciatura, além de ajudar a definir as disciplinas que possam ter o mesmo nome, carga horária, ementário e bibliografia", ressalta. "É preciso inovar e avançar nos nossos currículos de licenciatura, possibilitando projetos integradores voltados à formação integral."

Além do fórum, o espaço no Moodle tem uma pasta de repositório para cada centro e para Proen, totalizando 13 itens. "Cada participante poderá depositar arquivos na pasta do seu centro e consultar as demais", diz Soraia.

Diretrizes para formações

A criação da sala virtual está embasada na Resolução nº 002/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Aprovada na reunião de 22 de fevereiro, a norma define as diretrizes e as bases conceituais curriculares para formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura da Udesc e formação continuada.

Com essa decisão, a universidade pode se adequar à Resolução nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para os dois tipos de formação.

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129, das 13h às 19h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007        
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h