Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2012-17h21

Udesc e Celesc realizam projeto em parceria para minimizar danos à rede de energia elétrica

Mezaroba coordena estudo - Foto: Jonas Porto/Udesc
Lâmpadas piscando, equipamentos elétricos com variações no funcionamento e até queima de eletroeletrônicos. Estes fatores normalmente são ocasionados pela oscilação de energia elétrica e podem gerar transtornos tanto para os consumidores quando para a companhia de energia elétrica que, nos casos mais críticos, tem o prazo de até 15 dias para solucionar o problema.

Um convênio firmado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Celesc proporcionará a construção de um equipamento para minimizar danos ao sistema.

Marcello Mezaroba, professor de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville e coordenador do projeto, explicou que, quando o problema na rede é diagnosticado pela concessionária, a solução só é encontrada mediante análise precisa do local e, em alguns casos, a troca de transformadores e cabos de alimentação.

“Muitas vezes este processo demanda mais do que o prazo estipulado pela legislação, gerando necessidade de ressarcimento aos consumidores. Nosso equipamento consiste em uma solução temporária, estabilizando a rede até que toda a infraestrutura seja melhorada e os distúrbios minimizados."

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todas as concessionárias de energia devem investir anualmente em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Neste sentido, a Celesc lançou um edital em 2011, processo no qual foi inscrito o projeto proposto pelo Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (NPEE), em parceira com o Laboratório de Planejamento Energético (Laper), ambos da Udesc Joinville.

O projeto de pesquisa, intitulado “Desenvolvimento de um dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica”, receberá verba de aproximadamente R$ 1 milhão e deverá ser finalizado até o final de 2014. Atualmente o projeto está em fase inicial de desenvolvimento da pesquisa.

Dentre as destinações da verba, estão à compra de equipamentos, materiais de consumo e bolsas de mestrado e pesquisa. “Abrimos processo para seleção de três bolsistas de mestrado que nos ajudarão no desenvolvimento do projeto”, destacou Mezaroba.

Esses três alunos farão parte da equipe de dez integrantes da Udesc. Além do professor Mezaroba, também fazem parte do grupo os professores Yales Rômulo de Novaes, Fabiano Ferreira Andrade, Fernando Buzzulini Prioste, Alessandro Luiz Batschauer, Joselito Anastácio Heerdt e Sérgio Vidal Garcia Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
Fone: (47) 4009-7930
E-mail: comunicacao@joinville.udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h