Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/02/2017-18h41

Udesc está com inscrições abertas para curso de formação estética que ocorre em março e abril

O Estúdio de Pintura Apotheke oferece oficinas, mini cursos, palestras e residências artísticas, que envolvam a temática da pintura, para a comunidade acadêmica e de fora da Udesc. Foto: Apotheke/Divulgação
O Estúdio de Pintura Apotheke, programa de extensão vinculado ao Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação estética para estudantes de licenciatura e professores, ministrado por Fábio Wosniak, doutorando em Artes Visuais da Udesc. 

O curso, com início em março, tem duração de oito encontros e tem como objetivo pensar a interface entre as experiências produzidas no espaço do ateliê e a formação estético-artística enquanto natureza reflexiva do ser humano, propondo enriquecimento de referências culturais, sociais, simbólicas, poéticas, estéticas e pessoais.

Idealizado e organizado pelo professor Fábio Wosniak e com organização do Grupo de Estudos Apotheke, o curso é voltado para professores e estudantes de licenciaturas de qualquer área do conhecimento e propõe uma experiência a partir do pensamento sobre proposições estético-artísticas em Artes Visuais, na dimensão poética do conhecer, ancorada na tríade Experiência Estética, Conhecimento e Formação Humana.

Datas e inscrições

Os encontros acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de março e dias 3, 10, 17 e 24 de abril, no período da manhã, no ateliê de pintura do Departamento de Artes Visuais (DAV).

As inscrições devem ser feitas até 3 de março através do e-mail apothekestudio@gmail.com, informando nome completo, CPF e formação acadêmica. Estão disponíveis 15 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Confira o cronograma abaixo:

Parte I – Travessias entre Artes Visuais e Educação
Exercícios com colagem (Ser/Estar Professor Criativo-reflexivo);
Reflexões acerca da teoria x prática;
Colagens possíveis: Cartografias estéticas e cartografias docentes


Parte II – Por que uma Educação Estética?
Pensar a prática estética na docência;
Sobre o ensino e a aprendizagem da imaginação estética.

Sobre o ministrante Fábio Wosniak

Doutorando em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc, é mestre em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais pela mesma instituição, pedagogo e psicanalista. Foi vice-coordenador da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina (REM/SC) entre 2013 e 2015, é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (Udesc/CNPQ) e integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (Udesc). Atua principalmente nos seguintes temas: Arte Educação, Arte e Pedagogia, Formação Docente em Artes Visuais.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h